Um modelo Integral de conhecimento para a gestão do ser humano dentro e fora das organizações.
É muito natural, para não dizer inevitável, que um mundo globalizado criasse uma condição de interdependência entre os seres humanos, poderes públicos, empresas privadas e nações. O que fazemos aqui, nesse instante, geram efeitos bem perto ou muito longe. No minuto seguinte ou daqui há anos. Efeitos sobre nós mesmos e sobre aqueles com os quais nos relacionamos. Somos cada um, individualmente, e somos todos, coletivamente.
Num planeta interconectado, o ser humano luta por resultados. As socidades disputam espaço, privilégios, sucesso e prosperidade, transfigurando sua vida numa eterna cobrança e misturando, de forma quase sempre desequilibrada, relações pessoais com profissionais. Para completar, ciência e conhecimento avançam e trazem luz a um volume crescente de informações, que podem ser acessíveis a todos, a qualquer hora, de qualquer lugar. Estimulados por esse ambiente, indivíduos, equipes e organizações inteiras voltam suas atenções ao gerenciamento do tempo – substância básica da vida –, mas deixam de cuidar do gerenciamento de sua energia, vital para realizar qualquer tipo de atividade ou trabalho, bem como da preservação de seus valores fundamentais.
Esse desvio pode ser percebido quando lembramos que por trás das mesas, computadores, processos e técnicas, está um ser humano que precisa de estímulo para o crescimento tanto quanto de descanso para a renovação. O modelo metaCognição ensina o ser humano a gerenciar de forma integral a sua performance em todos os campos de atuação de sua vida.
MetaCognição é o além do pensamento, é pensar sobre o pensamento, é conhecimento sobre conhecimentos, reflexões sobre ações, ou seja, é um passo além do que aparentemente está acontecendo dentro e fora de cada um de nós, aumentando a consciência de si e, consequentemente, do outro e do mundo que nos cerca.
O aumento da consciência gera o aumento do nosso poder de ação e a possibilidade de criar soluções mais integradas, sistêmicas e sustentáveis para indivíduos, organizações e sociedades.
De nada adianta acumular informação sem associá-la às vivências e transformá-las em capital intelectual eficiente na prática. É preciso conectar conteúdo com experiência. Dessa forma, dominando o conhecimento, caminhos são abertos para o gerenciamento das energias física, mental, emocional e espiritual.
Em suas palestras, FREDERICO PORTO alerta seus públicos de que, por meio da MetaCognição, a obtenção de conhecimento é uma ação abrangente, pois envolve:
– conhecer a si próprio (corpo, emoções, mente e alma)
– conhecer o outro (reconhecer a potencialidade de terceiros)
– conhecer o contexto (mercados, organizações)
O ser humano e as organizações acessam esses conhecimentos em focos diferentes:
Primeiro foco: transformar informação em conhecimento
Cada vez que se absorve um novo conteúdo, combinamos criatividade e experiência para dar uma finalidade proveitosa a ele.
Segundo foco: criar consciência
Para o conteúdo se transformar em consciência, temos que envolver valores e princípios. É no nível da consciência que as decisões são fundamentadas porque nos levam às escolhas e constroem o caráter.
Terceiro foco: gerar ação
Na tomada de atitudes, devemos nos mobilizar para mudar de hábito a partir das conclusões estabelecidas. É por meio do comprometimento que chegamos à ação e à transformação tão desejadas.