Quantas vezes, nos últimos meses, você teve uma boa noite de sono e ainda assim acordou cansado? Ou mesmo com a agenda organizada e repleta de uma grande quantidade de tarefas a executar, travou e simplesmente não conseguiu seguir com suas demandas? Não existe saúde se o órgão mais importante do seu corpo não está saudável. A boa saúde do cérebro é fundamental para uma vida plena.
Vivemos uma época em que preocupa-se muito com a estética, e pouco com a saúde. Buscamos nutricionistas para ter um corpo magro, não necessariamente saudável. A essa percepção, some a necessidade de se fazer cada vez mais em menos tempo, adquirir conhecimento, evoluir na carreira, ser o melhor pai ou mãe, um cidadão exemplar. Tamanhas exigências exercem uma grande pressão sobre nós, e muitas vezes chegamos até a duvidar de nossa capacidade.
Além disso, o aumento da expectativa de vida traz consigo uma série de preocupações relacionadas a doenças degenerativas, como o Alzheimer. Estima-se que no Brasil cerca de 1,2 milhão de pessoas sofram os males causados por essa doença. Cerca de 100 mil novos casos surgem a cada ano, o que nos traz a estimativa de que certamente dobraremos os casos no país até 2030.
A detecção e classificação precoces de demências e perdas significativas de memória são tarefas de suma importância no suporte clínico para médicos e outros profissionais de saúde na personalização de programas de tratamento de pacientes para melhor gerenciar o desenvolvimento e a progressão desses quadros. Como médico psiquiatra, já atendi mais de 5.000 pacientes em meu consultório, que apresentavam as mais diversas queixas. Uma preocupação, sempre frequente, era sobre prevenção de doenças até então “incuráveis”.
Por isso eu desenvolvi, em parceria com grandes profissionais e baseado nos mais de 20 anos de experiência que possuo na área, o Check Up do Cérebro, uma série de exames clínicos e laboratoriais que conseguem avaliar como está a saúde do seu cérebro hoje, bem como prever a possibilidade de se desenvolver doenças degenerativas no futuro.
O Check Up do Cérebro trabalha em várias dimensões, sendo uma ferramenta relevante na detecção e combate a diversas doenças:
Estima-se que hoje, no Brasil, 1,2 milhão de idosos tenham a Doença de Alzheimer. Entende-se que sua causa está associada a fatores ambientais e também hereditários. Ou seja, é transmitida de geração para geração dentro das famílias. O exame genético para Doença de Alzheimer avalia mutações nos genes APOE, APOC1, GAB2 e LTA, todas relacionadas a predisposição genética do paciente desenvolver a doença.
A avaliação bioquímica passa por diversos exames de sangue, como dosagem de hormônios, vitaminas , minerais, entre outros.
Nesta parte realizamos exames como Ressonância Nuclear Magnética Cerebral e Doppler de Carótidas
Estima-se que hoje, no Brasil, 1,2 milhão de idosos tenham a Doença de Alzheimer. Entende-se que sua causa está associada a fatores ambientais e também hereditários. Ou seja, é transmitida de geração para geração dentro das famílias. O exame genético para Doença de Alzheimer avalia mutações nos genes APOE, APOC1, GAB2 e LTA, todas relacionadas a predisposição genética do paciente desenvolver a doença.
O exame neuropsicológico é um procedimento de investigação clínica que consiste no mapeamento das funções cerebrais como memória, atenção, aprendizado, funções executivas, habilidades cognitivas específicas, potencial intelectual e aspectos motores, entre outras. O exame se faz por meio da aplicação de testes padronizados e instrumentos para avaliação cognitiva, comportamental e funcional, sendo útil na identificação de síndromes demenciais, transtornos psiquiátricos e déficits cognitivos. Concomitante à aplicação de instrumentos, o exame envolve um minucioso raciocínio clínico. Destaca-se duas importantes aplicações do exame neuropsicológico à prática clínica: o fornecimento de parâmetros para intervenções e para rotinas de reabilitação cognitiva.
Esforços são feitos para diagnosticar esses distúrbios neurodegenerativos nos estágios iniciais. De fato, o diagnóstico precoce ajuda os pacientes a obter o benefício máximo do tratamento antes que ocorra um declínio mental significativo. Nos últimos anos, avanços significativos foram feitos para revelar os estágios iniciais da demência através de biomarcadores, sejam eles bioquímicos, genéticos, por neuroimagem e biomarcadores neurofisiológicos. Como biomarcador neurofisiológico, o EEG pode caracterizar diferentes condições fisiológicas e patológicas, como os efeitos do comprometimento da memória na distribuição da função cortical.
Uma vez realizados todos os exames, seus resultados são trazidos até mim para que eu possa, a partir de uma análise criteriosa de seus indicadores, elaborar a interpretação final do conteúdo. Dessa forma, é garantido ao paciente um protocolo de intervenção preventiva adequado às especificidades de suas necessidades naquele exato momento. O Check Up do Cérebro é uma importante ferramenta para quem quer aumentar hoje o seu potencial produtivo, incrementando aspectos como foco e atenção. Por se valer de exames de mapeamento genético, é capaz também de antever a possibilidade do desenvolvimento de males hereditários, o que permite um aumento significativo na qualidade de vida de quem se submete a ele.
FREDERICO PORTO é um curioso da existência humana capaz de convergir disciplinas tão diferentes como a neurociência, psicologia e filosofia. Sua paixão pelo ambiente corporativo e a forma leve e bem-humorada de levantar as questões ampliam nossa compreensão sobre os sistemas onde atuamos e aprofundam a força e as escolhas de nossas ações.
Frederico Porto, psiquiatra, nutrólogo possui uma visão integral do ser humano. Apaixonado pelo conhecimento e desenvolvimento humano, consegue compartilhar conhecimento, ampliar repertório de maneira leve despertando consciência e provocando as pessoas a terem um olhar mais amplo sobre saúde, felicidade, produtividade, liderança no ambiente organizacional e como essas coisas fazem parte da nossa vida. É um privilégio conhecer e trabalhar com um profissional como você!
Frederico Porto é um daqueles raros profissionais que conseguem trafegar entre dois mundos distintos e por vezes contraditórios – o da ciência e o dos negócios – e com desenvoltura e leveza consegue traduzir a árida linguagem científica e trazer conhecimentos complexos para o universo dos negócios de uma forma simples e palatável, mas sem perder a profundidade e a robustez inerente ao tema.
Conheci o Frederico Porto há alguns anos, quando fizemos juntos uma formação bem profunda de Teoria Integral. Ele, colega, mas também médico, era coautor e, ao mesmo tempo, cuidava da gente. Sigo o vendo desta forma: como aquele com quem posso prototipar coisas novas, em coautoria, mas também como um grande cuidador de pessoas, de um jeito bem integral. Pra mim, o Dr. Frederico Porto, ou Fred, é bem mais que um médico, palestrante (já o chamei para palestrar em eventos corporativos e já o vi como “professor” – sempre um aprendizado). É um cara muito inteligente (um dos mais inteligentes que conheço – de verdade) e muitíssimo dedicado. Tem uma sede insaciável de saber, sabe que “não sabe” e segue, humilde e determinado, desbravando temas e possibilidades. Trocar ideias com ele sempre me provoca, abre portas e me faz sentir “meio burra”, mas de um lugar que impulsiona a querer saber mais. Generoso, ele não se contenta em ter acesso a algo novo sem compartilhar. Gosta de trocar ideias, provoca e amplia. Uma alegria e uma honra tê-lo na minha vida e poder acompanhar sua eterna e inquieta transformação.
Dr. Frederico é um daqueles raros consultores que atuam nas organizações de forma tão contributiva, que rapidamente se torna um agente direto na melhoria sistêmica das empresas.
É um conhecedor da alma, valores e propósitos humanos, transformando o ambiente e relações em grandes oportunidades de realizações.
Há uma coisa que valorizo muito na minha jornada pessoal e profissional e também nos grupos com os quais eu trabalho, que é a presença dos mestres, eles têm um poder muito grande de nos ajudar a irmos para um outro patamar. O Dr. Frederico Porto, médico, consultor, palestrante da melhor qualidade é uma pessoa com quem eu trabalho já há alguns anos e, além de ter um conjunto de conhecimentos que são absolutamente valiosos e ele domina esse autores e estas teorias todas, ele faz uma ponte bastante interessante entre este conjunto de conhecimento e a dinâmica do dia-a-dia na organização. Trabalha a cultura de maneira muito profunda e rica. Eu realmente recomendo o trabalho do Dr. Frederico, é alguém que nos ajuda a levar a gestão de pessoas para um outro patamar.
Dr Frederico Porto é um dos poucos educadores no mundo corporativo que conhece a realidade do ser humano como indivíduo e como profissional nas organizações e sabe muito bem aliar conhecimento, visão pragmática e soluções para o equilíbrio da roda da vida e a melhoria da produtividade no trabalho. Além de palestrante é autor de livros, artigos e trabalhos voltados para ajudar empresas e pessoas. É um psiquiatra e palestrante diferenciado. Suas competências já nos ajudaram aqui no Grupo Algar.