Checkup do Cérebro

Quantas vezes, nos últimos meses, você teve uma boa noite de sono e ainda assim acordou cansado? Ou mesmo com a agenda organizada e repleta de uma grande quantidade de tarefas a executar, travou e simplesmente não conseguiu seguir com suas demandas? Não existe saúde se o órgão mais importante do seu corpo não está saudável. A boa saúde do cérebro é fundamental para uma vida plena.

Vivemos uma época em que preocupa-se muito com a estética, e pouco com a saúde. Buscamos nutricionistas para ter um corpo magro, não necessariamente saudável. A essa percepção, some a necessidade de se fazer cada vez mais em menos tempo, adquirir conhecimento, evoluir na carreira, ser o melhor pai ou mãe, um cidadão exemplar. Tamanhas exigências exercem uma grande pressão sobre nós, e muitas vezes chegamos até a duvidar de nossa capacidade.

Além disso, o aumento da expectativa de vida traz consigo uma série de preocupações relacionadas a doenças degenerativas, como o Alzheimer. Estima-se que no Brasil cerca de 1,2 milhão de pessoas sofram os males causados por essa doença. Cerca de 100 mil novos casos surgem a cada ano, o que nos traz a estimativa de que certamente dobraremos os casos no país até 2030.

A detecção e classificação precoces de demências e perdas significativas de memória são tarefas de suma importância no suporte clínico para médicos e outros profissionais de saúde na personalização de programas de tratamento de pacientes para melhor gerenciar o desenvolvimento e a progressão desses quadros. Como médico psiquiatra, já atendi mais de 5.000 pacientes em meu consultório, que apresentavam as mais diversas queixas. Uma preocupação, sempre frequente, era sobre prevenção de doenças até então “incuráveis”.

Checkup do Cérebro Dr. Frederico Porto

Por isso eu desenvolvi, em parceria com grandes profissionais e baseado nos mais de 20 anos de experiência que possuo na área, o Check Up do Cérebro, uma série de exames clínicos e laboratoriais que conseguem avaliar como está a saúde do seu cérebro hoje, bem como prever a possibilidade de se desenvolver doenças degenerativas no futuro.

O Check Up do Cérebro trabalha em várias dimensões, sendo hoje a ferramenta mais relevante na detecção e combate a diversas doenças:

  • Exame de sangue e imagem (RNM e talvez PET CT cérebro, duplex scan)
  • Exame de mapeamento genético

Estima-se que hoje, no Brasil, 1,2 milhão de idosos tenham a Doença de Alzheimer. Entende-se que sua causa está associada a fatores ambientais e também hereditários. Ou seja, é transmitida de geração para geração dentro das famílias. O exame genético para Doença de Alzheimer avalia mutações nos genes APOE, APOC1, GAB2 e LTA, todas relacionadas a predisposição genética do paciente desenvolver a doença.

Avaliação Neuropsicológica

O exame neuropsicológico é um procedimento de investigação clínica que consiste no mapeamento das funções cerebrais como memória, atenção, aprendizado, funções executivas, habilidades cognitivas específicas, potencial intelectual e aspectos motores, entre outras. O exame se faz por meio da aplicação de testes padronizados e instrumentos para avaliação cognitiva, comportamental e funcional, sendo útil na identificação de síndromes demenciais, transtornos psiquiátricos e déficits cognitivos. Concomitante à aplicação de instrumentos, o exame envolve um minucioso raciocínio clínico. Destaca-se duas importantes aplicações do exame neuropsicológico à prática clínica: o fornecimento de parâmetros para intervenções e para rotinas de reabilitação cognitiva.

Avaliação Eletroencefalográfica

Esforços são feitos para diagnosticar esses distúrbios neurodegenerativos nos estágios iniciais. De fato, o diagnóstico precoce ajuda os pacientes a obter o benefício máximo do tratamento antes que ocorra um declínio mental significativo. Nos últimos anos, avanços significativos foram feitos para revelar os estágios iniciais da demência através de biomarcadores, sejam eles bioquímicos, genéticos, por neuroimagem e biomarcadores neurofisiológicos. Como biomarcador neurofisiológico, o EEG pode caracterizar diferentes condições fisiológicas e patológicas, como os efeitos do comprometimento da memória na distribuição da função cortical.

Uma vez realizados todos os exames, seus resultados são trazidos até mim para que eu possa, a partir de uma análise criteriosa de seus indicadores, elaborar a interpretação final do conteúdo. Dessa forma, é garantido ao paciente um protocolo de intervenção preventiva adequado às especificidades de suas necessidades naquele exato momento. O Check Up do Cérebro é uma importante ferramenta para quem quer aumentar hoje o seu potencial produtivo, incrementando aspectos como foco e atenção. Por se valer de exames de mapeamento genético, é capaz também de antever a possibilidade do desenvolvimento de males hereditários, o que permite um aumento significativo na qualidade de vida de quem se submete a ele.

Marque agora uma consulta com o Dr. Frederico Porto para atendimento em Belo Horizonte e São Paulo

Conheça alguns dos nossos tratamentos

LONGEVIDADE E SAÚDE INTEGRAL

EMAGRECIMENTO

CONTROLE DO ESTRESSE E ALTA PERFORMANCE

ME SIGA NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO PUBLICADO