Uma visão inovadora sobre o emagrecimento, a partir de uma abordagemintegral do ser humano, que possibilita não apenas a perda de peso, como também uma melhora considerável da qualidade de vida.
Minha vasta experiência como médico Psiquiatra e Nutrólogo me fornece a capacidade de avaliar as questões relacionadas à obesidade e demandas de emagrecimento sob uma ótica integral.
A obesidade é um problema de saúde pública em todo o mundo. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, um em cada três americanos já é diabético ou pré-diabético. No Brasil, entre os anos de 2007 e 2017, o número de obesos aumentou espantosos 110%, e hoje um em cada 5 brasileiros é obeso e mais da metade da população das capitais brasileiras está com excesso de peso.Sei que não há novidade nesses números, mas acredito que nunca é demais levanta-los.
É importante que tenhamos o entendimento do que pode estar causando essa alteração tão significativa nestes índices, e uma visão sistêmica, capaz de levar em consideração várias perspectivas da alimentação, se faz necessária. Daí parte a primeira preocupação desse protocolo, que busca avaliar a alimentação sob os seguintes aspectos:
Muitas vezes tratamos como lições absolutas algumas meias-verdades, como por exemplo assuntos relacionados às calorias.
Com certeza você já ouviu ou pensou assim. É de extrema importância entender que a caloria é uma unidade de medida laboratorial, e que seu comportamento ao ser ingerida vai variar de acordo com o alimento ao qual ela se refere. É sabido hoje que, quanto mais rápido é absorvido um determinado alimento, mais insulina será secretada, e por consequência mais gordura será formada. Assim, por mais que um pedaço de doce tenha o mesmo número de calorias de um bife de frango, por exemplo, ele gerará mais gordura, pelo fato de ser absorvido mais rápido no processo digestivo.
Com certeza você já ouviu ou pensou assim. É de extrema importância entender que a caloria é uma unidade de medida laboratorial, e que seu comportamento ao ser ingerida vai variar de acordo com o alimento ao qual ela se refere. É sabido hoje que, quanto mais rápido é absorvido um determinado alimento, mais insulina será secretada, e por consequência mais gordura será formada. Assim, por mais que um pedaço de doce tenha o mesmo número de calorias de um bife de frango, por exemplo, ele gerará mais gordura, pelo fato de ser absorvido mais rápido no processo digestivo.
Controlar a fome de maneira consciente é impossível. Seria o mesmo que eu lhe dizer, após correr uma maratona, para mentalizar que você não tem sede e, portanto, não deve tomar água. Em geral, pessoas obesas sentem fome o tempo todo justamente por sua condição física, e não o contrário. Há muita insulina circulando em seu organismo, o que faz com que as células não liberem acesso à energia depositada. Assim, o círculo vicioso se alimenta, gerando uma sensação de insaciedade ou fome permanente.
Minha larga experiência como médico psiquiatra e nutrólogo me credencia a apresentar os melhores caminhos para se vencer essa batalha. Por meu consultório já passaram mais de 5.000 pacientes, e garanto que muitos deles tinham uma queixa semelhante a essa, afirmando que fazem dietas milagrosas e, no final, a perda de peso não é realidade.
O programa de Emagrecimento que proponho baseia-se principalmente na visão integral que minha formação me proporciona. Além de uma análise profunda sobre a condição física do paciente, amparada por detalhados exames laboratoriais, agrego uma abordagem exclusiva sobre a mente do paciente, trabalhando no cerne das questões que, por diversas vezes, bloqueiam seu desenvolvimento em direção aos seus objetivos. O tratamento é associado à orientação de profissionais das áreas de nutrição e psicologia, com o intuito de oferecer uma dieta balanceada à condição do paciente e elaborar treinamentos para que o mesmo seja capaz de lidar com as emoções do seu dia a dia. O emagrecimento pode ser uma demanda, mas é fundamental que identifiquemos as principais dificuldades enfrentadas por cada um nessa batalha contra a balança.
Faça contato, conheça as etapas do processo e surpreenda-se com os resultados, não apenas de peso, mas principalmente de qualidade de vida.
FREDERICO PORTO é um curioso da existência humana capaz de convergir disciplinas tão diferentes como a neurociência, psicologia e filosofia. Sua paixão pelo ambiente corporativo e a forma leve e bem-humorada de levantar as questões ampliam nossa compreensão sobre os sistemas onde atuamos e aprofundam a força e as escolhas de nossas ações.
Frederico Porto, psiquiatra, nutrólogo possui uma visão integral do ser humano. Apaixonado pelo conhecimento e desenvolvimento humano, consegue compartilhar conhecimento, ampliar repertório de maneira leve despertando consciência e provocando as pessoas a terem um olhar mais amplo sobre saúde, felicidade, produtividade, liderança no ambiente organizacional e como essas coisas fazem parte da nossa vida. É um privilégio conhecer e trabalhar com um profissional como você!
Frederico Porto é um daqueles raros profissionais que conseguem trafegar entre dois mundos distintos e por vezes contraditórios – o da ciência e o dos negócios – e com desenvoltura e leveza consegue traduzir a árida linguagem científica e trazer conhecimentos complexos para o universo dos negócios de uma forma simples e palatável, mas sem perder a profundidade e a robustez inerente ao tema.
Conheci o Frederico Porto há alguns anos, quando fizemos juntos uma formação bem profunda de Teoria Integral. Ele, colega, mas também médico, era coautor e, ao mesmo tempo, cuidava da gente. Sigo o vendo desta forma: como aquele com quem posso prototipar coisas novas, em coautoria, mas também como um grande cuidador de pessoas, de um jeito bem integral. Pra mim, o Dr. Frederico Porto, ou Fred, é bem mais que um médico, palestrante (já o chamei para palestrar em eventos corporativos e já o vi como “professor” – sempre um aprendizado). É um cara muito inteligente (um dos mais inteligentes que conheço – de verdade) e muitíssimo dedicado. Tem uma sede insaciável de saber, sabe que “não sabe” e segue, humilde e determinado, desbravando temas e possibilidades. Trocar ideias com ele sempre me provoca, abre portas e me faz sentir “meio burra”, mas de um lugar que impulsiona a querer saber mais. Generoso, ele não se contenta em ter acesso a algo novo sem compartilhar. Gosta de trocar ideias, provoca e amplia. Uma alegria e uma honra tê-lo na minha vida e poder acompanhar sua eterna e inquieta transformação.
Dr. Frederico é um daqueles raros consultores que atuam nas organizações de forma tão contributiva, que rapidamente se torna um agente direto na melhoria sistêmica das empresas.
É um conhecedor da alma, valores e propósitos humanos, transformando o ambiente e relações em grandes oportunidades de realizações.
Há uma coisa que valorizo muito na minha jornada pessoal e profissional e também nos grupos com os quais eu trabalho, que é a presença dos mestres, eles têm um poder muito grande de nos ajudar a irmos para um outro patamar. O Dr. Frederico Porto, médico, consultor, palestrante da melhor qualidade é uma pessoa com quem eu trabalho já há alguns anos e, além de ter um conjunto de conhecimentos que são absolutamente valiosos e ele domina esse autores e estas teorias todas, ele faz uma ponte bastante interessante entre este conjunto de conhecimento e a dinâmica do dia-a-dia na organização. Trabalha a cultura de maneira muito profunda e rica. Eu realmente recomendo o trabalho do Dr. Frederico, é alguém que nos ajuda a levar a gestão de pessoas para um outro patamar.
Dr Frederico Porto é um dos poucos educadores no mundo corporativo que conhece a realidade do ser humano como indivíduo e como profissional nas organizações e sabe muito bem aliar conhecimento, visão pragmática e soluções para o equilíbrio da roda da vida e a melhoria da produtividade no trabalho. Além de palestrante é autor de livros, artigos e trabalhos voltados para ajudar empresas e pessoas. É um psiquiatra e palestrante diferenciado. Suas competências já nos ajudaram aqui no Grupo Algar.