O Médico

Dr. Frederico Porto

Uma vida dedicada a melhorar o corpo e a mente do ser
humano. Isso é Medicina Integral

“A medicina foi, para mim, no início uma  dúvida, mas fui com o tempo encontrando o meu caminho. Hoje percebo como uma espécie de herança. De certa forma, fui influenciado pelo meu pai, Lair Ribeiro, que é médico, palestrante e professor. Ele ensina como o ser humano pode se transformar para um nível de maior plenitude e, como ele, também me vejo como um agente facilitador de mudanças.”

Dr. Frederico Porto

Médico formado pela UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais) Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG e Nutrólogo pela Abran. Professor convidado da Fundação Dom Cabral (BH), Consultor Associado a consultorias internacionais .É autor de dois livros: “Antecipe o Inevitável – A Arte e Ciência de Liderar Mudanças” e “Qualidade de vida produtiva – O executivo como um atleta corporativo”.

Já atendeu mais de 7.000 pacientes em 25 anos de formado e influenciou mais de 50.000 líderes e gestores com suas palestras, cursos  e workshops.

“O médico tem que tratar o corpo, conversar com a alma e acariciar o espírito” ~ (Paracelsus)

Estamos vivendo em uma era muito conturbada, onde há pressões de todos os lados: trabalho, vida financeira, família, relacionamentos amorosos, entre outros.

Essa tensão continua gera um desequilíbrio fisco, emocional e mental nas pessoas, que uma vez instalado, pode aparecer na forma de diversos sintomas: tristeza, medo, insônia, ansiedade, dores, pensamentos autodestrutivos, desânimo, queda de desempenho, entre muitas outras coisas.

No início da minha carreira, percebi que muitos pacientes deprimidos e ansiosos que passavam por meu consultório estavam sofrendo mais efeitos colaterais do que terapêuticos com os medicamentos prescritos. Ou seja, a cura se tornava pior do que a doença. Isso ocorria porque grande parte dessas pessoas não estavam doentes, não precisavam necessariamente daquele medicamento, mas também não estavam saudáveis. A ausência de doença não é saúde, da mesma forma que a ausência de tristeza não é alegria.

Passei a me perguntar o que poderia fazer para promover a saúde e não simplesmente tratar doenças e iniciei minha busca por uma abordagem integral do ser humano. A partir disso, me voltei para a melhoria do paciente como um todo.

Eu me especializei em psiquiatria (RQE 8223) e nutrologia (RQE 13017 ) com o objetivo de buscar essa  visão integral do ser humano e assim compreender e abordar  o físico, o emocional, o mental e o espiritual, ou seja, tratando o paciente como um todo

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social”

Essa definição acima, da OMS (Organização Mundial da Saúde) está totalmente alinhada ao meu trabalho com a medicina integral, visto que não procuro doenças, pois ausência de doença não é saúde, como já disse anteriormente, mas me atento aos padrões degenerativos do organismo que podem levar a o adoecer.

Depois de uma série de exames que mostram o funcionamento do corpo, intervenho com dietas personalizadas (físico), técnicas para auxiliar no controle das emoções (emocional), técnicas que auxiliem na capacidade de manter a atenção (mental) e reforço a importância de buscar um significado maior para a existência (espiritual).  Desta maneira busco acionar o instinto de cura do organismo e assim restabelecer a saúde ao mesmo tempo agindo preventivamente contra o surgimento de doenças.

Tem se sentido muito cansado? Está com o sistema imunológico enfraquecido? A memória está fraca? As emoções estão à flor da pele?

Venha bater um papo comigo, Será um prazer saber um pouco mais sobre você.

“Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde terá que arranjar tempo para cuidar da doença”.

Marque agora uma consulta com o Dr. Frederico Porto para atendimento em Belo Horizonte e São Paulo

Conheça alguns dos nossos tratamentos

CHECK UP DO CÉREBRO

LONGEVIDADE E SAÚDE INTEGRAL

EMAGRECIMENTO

CONTROLE DO ESTRESSE E ALTA PERFORMANCE

ME SIGA NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO PUBLICADO