Longevidade e Saúde Integral

Se você quer uma saúde plena aos 100 anos, você deve começar agora. O programa Longevidade Integral visa preparar seu corpo e sua mente para envelhecer com saúde e poder desfrutar da melhor idade com a mais absoluta plenitude.

Espera-se que, nos próximos 8 anos, o número de pessoas com mais de 100 anos no planeta irá dobrar. A grande pergunta que nos resta é: qual é o valor em se prolongar a vida sem preservar a saúde?

Minha larga experiência em mais de 25 anos de atendimentos clínicos como psiquiatra e nutrólogo me fornece insumo suficiente para afirmar que eu posso ajudar nessa questão. Ao longo de minha carreira já foram mais de 5.000 pacientes atendidos, com queixas das mais variadas, e a partir dessas análises desenvolvi o Programa de Tratamento para Longevidade Integral.

Frases clichês tomam nossas redes sociais, mas uma que me marcou recentemente dizia o seguinte: não adianta somar anos à vida, se não somarmos vida aos anos. Assim, é importante termos em mente que uma vida longa e saudável requer investimento em todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual.

O futurista Ray Kurzweil afirmou que o processo de envelhecimento no nível físico acontece a partir de quatro reações: oxidação, inflamação, glicação e metilação. Visando um envelhecimento físico saudável, temos de reduzir ao máximo as três primeiras, e aumentar a última.

Porém, quando falamos de técnicas antienvelhecimento, a primeira imagem que vem à cabeça é uma mulher idosa sem rugas ou um homem acima dos 60 anos repleto de músculos, um foco excessivo no nível ou dimensão física. É praxe na sociedade esquecer que o envelhecimento saudável tem também como pilar os outros três níveis  que citei anteriormente.

Longevidade e Saúde Integral

Exemplos interessantes podem ser encontrados no estudo do famoso bestseller Zonas Azuis (The Blue Zones), que fez uma análise criteriosa sobre os locais no mundo que apresentam o maior número de habitantes centenários. Percebe-se ali um investimento muito forte nos aspectos – tantas vezes relegados – emocional, mental e espiritual. 

Uma das particularidades que mais me chamou a atenção nesse estudo foi uma série de grupos de apoio, chamados Moais, que ocorrem frequentemente em Okinawa, no Japão. Neles, mulheres se encontram regularmente e trocam experiências, além de receberem apoio de ordem social, financeira, de saúde e até espiritual. Em alguns casos, há grupos que se reúnem há 75 anos.

Outro conceito trazido do oriente é o Ikigai, que trata do real propósito pelo qual vivemos. Eu poderia explica-lo de forma mais profunda, mas penso que o diagrama ao lado é bastante elucidativo.

Exemplos interessantes podem ser encontrados no estudo do famoso bestseller Zonas Azuis (The Blue Zones), que fez uma análise criteriosa sobre os locais no mundo que apresentam o maior número de habitantes centenários. Percebe-se ali um investimento muito forte nos aspectos – tantas vezes relegados – emocional, mental e espiritual. Uma das particularidades que mais me chamou a atenção nesse estudo foi uma série de grupos de apoio, chamados Moais, que ocorrem frequentemente em Okinawa, no Japão. Neles, mulheres se encontram regularmente e trocam experiências, além de receberem apoio de ordem social, financeira, de saúde e até espiritual. Em alguns casos, há grupos que se reúnem há 75 anos. Outro conceito trazido do oriente é o Ikigai, que trata do real propósito pelo qual vivemos. Eu poderia explica-lo de forma mais profunda, mas penso que o diagrama abaixo é bastante elucidativo.

O tema da Longevidade é algo que sempre me interessou, tanto que fui convidado a palestrar na conferência particular promovida por Abílio Diniz em comemoração aos seus 80 anos, em Portugal. Certamente você conhece a biografia desse empresário, e sabe que hoje, com mais de 80 anos, ele ostenta uma saúde física, emocional, mental e espiritual de dar inveja a muitos jovens.

Como médico psiquiatra e nutrólogo, entendo como poucos a relação entre o estado de saúde do corpo, emoção e mente. Por isso me vi, além de capaz, obrigado a desenvolver uma abordagem que possibilitasse à população um envelhecimento saudável em todos os aspectos.

O programa Longevidade Integral consiste na realização de uma série de exames laboratoriais que avaliam a dosagem de hormônios e nutrientes no organismo, assim como a avaliação da composição corporal e níveis de estresse. A partir desses resultados, eu desenho uma série de ações relacionadas à alimentação, suplementação e estilo de vida que, além de trazerem saúde e bem-estar no curto prazo, agregarão também mais anos, com qualidade de vida, ao paciente.

Não espere os problemas de saúde causados pelo envelhecimento tomarem conta de sua vida. Agende agora uma consulta para conhecer melhor este programa. Seu futuro agradece.

Depoimentos

Marque agora uma consulta com o Dr. Frederico Porto para atendimento em Belo Horizonte e São Paulo. Tel. (31) 3324-0030

Conheça alguns dos nossos tratamentos

CHECK UP DO CÉREBRO

EMAGRECIMENTO

CONTROLE DO ESTRESSE E ALTA PERFORMANCE

ME SIGA NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO PUBLICADO