“Um indivíduo brilhante em um exército medíocre termina morto, mas um indivíduo medíocre em um exército brilhante termina condecorado.”, segundo Abraham Maslow.
Minha experiência de mais de 12 anos como consultor, autônomo e associado a muiltinacionais como LHH (líder mundial em gestão de pessoas, presente em mais de 60 países) e professor convidado na Fundação Dom Cabral me ensinou que quem determina a qualidade de uma equipe é seu líder. Para se atingir as metas estabelecidas, cumprir cronogramas e gerar o real engajamento de toda a equipe é necessário um alinhamento estreito entre líder e liderados.
Para tanto, e necessário entender que empresas são sistemas complexos e, portanto, devem ser geridos atento aos paradoxos. Isso quer dizer que, em grande parte das vezes, quando estamos diante de duas situações e temos invariavelmente que escolher uma delas, a outra, em algum momento, deverá receber a devida atenção. Gerir é acima de tudo conseguir lidar com o paradoxo do resultado versus relacionamento. Focar muito nos resultados gera desgaste dentro da equipe. Focar em relacionamentos transforma o ambiente de trabalho em uma “mesa de bar”. E a qualidade do gestor está em saber lidar de forma adequada com esses dois aspectos.
O Gallup conduziu um estudo onde foram entrevistados cerca de 80 mil gerentes, responsáveis por liderar um total de mais de 1 milhão de empregados. Sua conclusão foi esclarecedora, apontando que:
“A relação com o gerente direto era o fator decisivo na permanência e motivação da força de trabalho e do talento nas empresas, não o pagamento, os benefícios, prêmios ou líderes carismáticos corporativos. Em resumo: na construção de um ambiente de trabalho forte e consistente, a chave era a figura do gerente.”
Fonte: “First Break All the Rules”
Dito isso, vamos à proposta: um workshop capaz de gerar um maior engajamento entre gerentes e equipes, alinhando expectativas e entregando, em um treinamento consistente que associa teoria e prática, um ativo capaz de aumentar a produtividade de sua equipe já no dia seguinte.
OBS: Dr Frederico Porto realiza trabalhos também em inglês fluente.
O workshop, fundamentado na neurociência, é baseado na tríade líder, liderado e contexto, que engloba três dimensões do conhecimento:
Considerando este tripé o workshop é desenhado da seguinte forma:
Ao final do treinamento, todos os participantes terão, de forma clara, o entendimento de qual é a expectativa do líder e da equipe, assumindo em comum acordo o compromisso de melhorar o engajamento e a produtividade de todos os participantes individualmente e, por consequência, da equipe. O documento gerado poderá ser revisitado de tempos em tempos, para assim gerar um looping continuo de aprendizagem, ajudando a equipe a ter uma visão mais coesa e ações mais consistentes.
Com uma trajetória única, o Dr. Frederico Porto possui formação e áreas de atuação que congregam uma série de disciplinas.
Como médico Psiquiatra e Nutrólogo, já atendeu mais de 14.000 pacientes, em mais de 25 anos de carreira.
E-mail: [email protected]
Telefone: (31) 3324-0030/ (31) 9 7557-8284