O Coach

dr-frederico-porto

Frederico Porto reúne as competências e a formação que o tornam um profissional capaz de oferecer uma abordagem única.

É médico psiquiatra e nutrólogo, com 20 anos de formado e mais de 5.000 pacientes atendidos, o que lhe permite ter uma perspectiva integral do ser humano. Além disso atua como consultor, conferencista e coach há cerca de 10 anos.

É Consultor Sênior de consultorias multinacionais como LHH/DBM ( líder mundial em gestão de pessoas, presente em mais de 60 países) e MetaIntegral, além de diretor do Instituto Integração Humana, onde aplica o conceito de MetaCognição.

Facilita programas de desenvolvimento de lideranças e alinhamento de equipes em diversas empresas nacionais de grande porte. 

Tem entre seus clientes companias como Natura, Walmart, Pepsico, Gerdau etc. Já foi assistido por mais 50.000 pessoas em suas palestras e workshops.

Trabalhando com o conceito de MetaCognição, a sua abordagem de coaching é focada em life coaching, mudança de comportamento e performance. Esse último ele nomeou como MetaPerformance, que seria um estado de alta performance, mas a partir de uma perspectiva integral (físico, emocional, mental e espiritual).

É autor de dois livros para o mundo corporativo: “Antecipe o Inevitável – A Arte e Ciência de Liderar Mudanças” e “Qualidade de vida produtiva – O executivo como um atleta corporativo” (NO PRELO).  Já foi assistido por mais de 50.000 pessoas em seus cursos e palestras que realizou em empresas como: Natura, AmBev, TOTVS, SERASA, Rede Globo ,  INFO-Editora Abril, Pepsico, Walmart,  Vale, Gerdau, Syngenta, Rhodia, entre outros.

Alta performance, que em inglês se chama Peak Performance, pode ser conceituada como:

  • “A excelente execução de habilidades altamente desenvolvidas, resultando em uma alta realização consistente.”

Aqui temos que atentar para dois pontos distintos: excelente execução e habilidades altamente desenvolvidas. Habilidades altamente desenvolvidas estão relacionadas ao seu nível de proficiência, ou estágios. Mas nível de habilidade não é suficiente para alta performance, temos de ter a execução superior. Neste caso, entra o estado, um esportista pode ser de nível alto em suas habilidades, mas se ele não dormiu bem, não comeu bem, ele não irá performar bem. Porque ele não estará em seu Estado de Performance Ideal (EPI).

Portanto, o foco deve ser buscar o EPI, daí a máxima com a qual trabalhamos:

A não ser que saiba o que está acontecendo dentro de você, não tem como realmente mudar o que acontece fora.

Tendo isso como princípio, o coach é submetido a testes em todas as dimensões:

Físico

Exames de sangue e saliva para avaliar estado bioquímico e medir o nível de estresse e desgaste.

Emocional

Diário de quais emoções dominam a maior parte do seu dia.

Mental

Testes online para avaliar o seu sistema de valores predominante e assim compreender a sua maneira de perceber o mundo e quais as vantagens e desvantagens.

Espiritual

Avaliação do nível de significado na vida, o quanto está alinhado a um propósito maior.