Uma vida dedicada a melhorar o corpo e a mente do ser
humano. Isso é Medicina Integral
“A medicina foi, para mim, no início uma dúvida, mas fui com o tempo encontrando o meu caminho. Hoje percebo como uma espécie de herança. De certa forma, fui influenciado pelo meu pai, Lair Ribeiro, que é médico, palestrante e professor. Ele ensina como o ser humano pode se transformar para um nível de maior plenitude e, como ele, também me vejo como um agente facilitador de mudanças.”
Dr. Frederico Porto
Médico formado pela UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais) Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG e Nutrólogo pela Abran. Professor convidado da Fundação Dom Cabral (BH), Consultor Associado a consultorias internacionais .É autor de dois livros: “Antecipe o Inevitável – A Arte e Ciência de Liderar Mudanças” e “Qualidade de vida produtiva – O executivo como um atleta corporativo”.
Já atendeu mais de 7.000 pacientes em 25 anos de formado e influenciou mais de 50.000 líderes e gestores com suas palestras, cursos e workshops.
Estamos vivendo em uma era muito conturbada, onde há pressões de todos os lados: trabalho, vida financeira, família, relacionamentos amorosos, entre outros.
Essa tensão continua gera um desequilíbrio fisco, emocional e mental nas pessoas, que uma vez instalado, pode aparecer na forma de diversos sintomas: tristeza, medo, insônia, ansiedade, dores, pensamentos autodestrutivos, desânimo, queda de desempenho, entre muitas outras coisas.
No início da minha carreira, percebi que muitos pacientes deprimidos e ansiosos que passavam por meu consultório estavam sofrendo mais efeitos colaterais do que terapêuticos com os medicamentos prescritos. Ou seja, a cura se tornava pior do que a doença. Isso ocorria porque grande parte dessas pessoas não estavam doentes, não precisavam necessariamente daquele medicamento, mas também não estavam saudáveis. A ausência de doença não é saúde, da mesma forma que a ausência de tristeza não é alegria.
Passei a me perguntar o que poderia fazer para promover a saúde e não simplesmente tratar doenças e iniciei minha busca por uma abordagem integral do ser humano. A partir disso, me voltei para a melhoria do paciente como um todo.
Eu me especializei em psiquiatria (RQE 8223) e nutrologia (RQE 13017 ) com o objetivo de buscar essa visão integral do ser humano e assim compreender e abordar o físico, o emocional, o mental e o espiritual, ou seja, tratando o paciente como um todo
Essa definição acima, da OMS (Organização Mundial da Saúde) está totalmente alinhada ao meu trabalho com a medicina integral, visto que não procuro doenças, pois ausência de doença não é saúde, como já disse anteriormente, mas me atento aos padrões degenerativos do organismo que podem levar a o adoecer.
Depois de uma série de exames que mostram o funcionamento do corpo, intervenho com dietas personalizadas (físico), técnicas para auxiliar no controle das emoções (emocional), técnicas que auxiliem na capacidade de manter a atenção (mental) e reforço a importância de buscar um significado maior para a existência (espiritual). Desta maneira busco acionar o instinto de cura do organismo e assim restabelecer a saúde ao mesmo tempo agindo preventivamente contra o surgimento de doenças.
Tem se sentido muito cansado? Está com o sistema imunológico enfraquecido? A memória está fraca? As emoções estão à flor da pele?
Venha bater um papo comigo, Será um prazer saber um pouco mais sobre você.