Sobre

Frederico Porto: Médico psiquiatra, nutrólogo, palestrante e consultor

Uma vida dedicada a melhorar o corpo e a mente do ser humano. Isso é Medicina Integral


“A medicina foi, para mim, no início uma  dúvida, mas fui com o tempo encontrando o meu caminho. Hoje percebo como uma espécie de herança. De certa forma, fui influenciado pelo meu pai, Lair Ribeiro, que é médico, palestrante e professor. Ele ensina como o ser humano pode se transformar para um nível de maior plenitude e, como ele, também me vejo como um agente facilitador de mudanças.”

Dr. Frederico Porto


Médico Psiquiatra e Nutrólogo, Professor convidado da Fundação Dom Cabral (BH), Consultor Associado da LHH/DBM Brasil (líder mundial em gestão de pessoas, presente em mais de 60 países) e da MetaIntegral, assim como diretor da MetaCognição.

É autor de dois livros para o mundo corporativo: “Antecipe o Inevitável – A Arte e Ciência de Liderar Mudanças” e “Qualidade de vida produtiva – O executivo como um atleta corporativo”.

Já influenciou mais de 50.000 líderes e gestores com suas palestras, workshops e cursos.

Atendimentos e Especialidades

Medicina Integral

“O médico tem que tratar o corpo, conversar com a alma e acariciar o espírito” ~ (Paracelsus)

Me especializei em psiquiatria e nutrologia com o objetivo de buscar uma visão integral do ser humano e assim entender o físico, o emocional, o mental e o espiritual.

Desta forma, eu busco fazer um diagnóstico que integre essas quatro dimensões, que me permitem dar orientações para os pacientes e tratá-los como um todo.

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social”

Essa definição esclarece o meu trabalho com a medicina integral: não procuro doenças nos resultados dos exames, pois ausência de doença não é saúde. Eu me atento aos padrões degenerativos do organismo.

Depois de uma série de exames que me mostram o funcionamento do corpo, intervenho com dietas personalizadas (físico), técnicas para auxiliar no controle das emoções (emocional), técnicas que auxiliem na capacidade de manter a atenção (mental) e reforço a importância de buscar um signifcado maior para a existência (espiritual).

Tem se sentido muito cansado? Está gripando com facilidade? A memória está fraca? As emoções estão à flor da pele?

Venha bater um papo comigo. Será um prazer saber um pouco mais sobre você.

Nutrologia

“O médico do futuro não vai mais tratar o corpo humano com remédios, mas vai curar e prevenir doenças com a nutrição”.

A base do meu trabalho como médico nutrólogo é uma nutrição saudável com suplementação, gestão do estresse e indicação de exercícios físicos.Sempre com um enfoque na ciência da aquisição de novos hábitos.

Quando pacientes vêm ao meu consultório, deixo claro que o foco será na saúde e não na doença. Com base na minha experiência e no estudo de novas evidências, para ficar sempre atualizado, procuro proporcionar qualidade de vida para o paciente.

A partir de uma série de avaliações bioquímicas, desenho uma orientação de dieta personalizada, suplementação e práticas para acionar o instinto de cura do organismo e, desta forma, restabelecer a saúde ao mesmo tempo agindo preventivamente contra o surgimento de doenças.

“Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde terá que arranjar tempo para cuidar da doença”.

Psiquiatria

“Tudo depende de nossa visão das coisas e não de como elas são de fato”

Estamos vivendo em uma era muito conturbada, onde há pressões de todos os lados: trabalho, vida financeira, família, âmbito social, relacionamentos amorosos, entre outros. Tudo isso causa insegurança, medo, ansiedade e depressão.

Esta tensão continua gera um desequilíbrio psíquico nas pessoas e, uma vez instalado, pode aparecer na forma de diversos sintomas: desânimo, tristeza, medo, insônia, dores, pensamentos autodestrutivos, queda de desempenho, entre muitas outras coisas.

É âmbito que atuo como médico psiquiatra. Busco diagnosticar e tratar os transtornos da mente e do comportamento. Procuro buscar a saúde mental e física ou seja, uma visão integral.

No início da minha carreira, percebi que muitos pacientes deprimidos e ansiosos que passavam por meu consultório estavam sofrendo mais efeitos colaterais do que terapêuticos com os medicamentos prescritos. Ou seja, a cura se tornava pior do que a doença. Isso ocorria porque grande parte dessas pessoas não estavam doentes, não precisavam necessariamente daquele medicamento, mas também não estavam saudáveis. Não estavam em completo bem-estar físico, mental e social.

Passei a me perguntar o que poderia fazer para promover a saúde e não simplesmente tratar doenças e iniciei minha busca por uma abordagem integral do ser humano. A partir disso, me voltei para a melhoria do paciente como um todo, focando em pessoas que não querem um posicionamento reducionista e que entendem a importância do  compromisso com novos hábitos.

Marque agora uma consulta com o Dr. Frederico Porto

Belo Horizonte - MG: (31) 3324-0030

Confira abaixo as corporações que se tornaram nossos clientes

Depoimentos

Palestras para potencializar sua carreira, sua qualidade de vida e sua performance.

O que falta para você se tornar melhor naquilo que faz?

DEIXE SEU E-MAIL NO FORMULÁRIO E RECEBA UM E-BOOK SOBRE QUALIDADE DE VIDA