3 dicas que ajudam no combate à depressão
Pensamentos negativos e repetitivos estão no centro da experiência depressiva.
Há três etapas vitais para a redução desses pensamentos, de acordo com o professor Hans M. Nordahl, especialista em psicoterapia. São elas: (1) perceber que se preocupar demais é um desperdício de tempo, (2) foco no aqui e agora, em vez do passado e (3) desconfiar de distrações habituais, como beber.
1. Se preocupar demais é perda de tempo
O professor Nordahl disse que as pessoas “…muitas vezes confundem a conversação ruminativa com a resolução de problemas, análise ou revisão, mas, infelizmente, o conteúdo tende a ser autocrítico e auto-focado, ligado a experiências negativas na vida”. É fácil se apegar a pensamentos negativos, segundo ele: “Estamos bem equipados para desenvolver ansiedade e preocupação, porque nossas mentes são tão capazes de imaginar coisas e nossos pensamentos se tornam fatos.”
Nossa capacidade de analisar ou antecipar cenários ameaçadores pode ser usada de forma construtiva, mas também pode ter efeitos negativos e inúteis. Naturalmente, então, o primeiro passo é perceber que se preocupar com coisas que ainda não aconteceram é um desperdício de tempo. Segundo o professor Nordahl: “Reduzir o surgimento de pensamentos ruminativos não é tão difícil quanto parece, mas há alguns pré-requisitos que você precisa saber antes de começar. A coisa mais importante sobre o pensamento como uma atividade mental é perceber que a própria preocupação é uma atividade sem sentido e inútil: não ajuda nada e não tem efeito calmante ou de resolução de problemas.”
2. Manter o foco no ‘aqui e agora’
Deixe os pensamentos negativos passarem e se concentre no aqui-e-agora, disse o Professor Nordahl: “Envolva-se em outras coisas mais reais que estão acontecendo atualmente em sua vida. Se você se concentrar no aqui e agora, as ilusões -isto é, a preocupação- não serão tão importantes. Os pensamentos podem continuar a surgir, mas apenas deixe-os estarem lá e viva sua própria vida. Qualquer coisa a que você não tenha dado atenção desaparecerá gradualmente por conta própria”.
3. Desconfie das distrações habituais
As pessoas usam todos os tipos de métodos para afastar os pensamentos negativos. Isso inclui televisão, internet, álcool, jogos de azar, jogos de computador e assim por diante. Com moderação, eles até podem ajudar a passar o tempo. No entanto, esta é uma armadilha perigosa para tentar afastar os pensamentos negativos.
“Tentar não pensar nos pensamentos negativos cria um efeito de retrocesso, porque o cérebro deve acompanhar o que você não deve pensar, e esses são os próprios pensamentos que você está tentando evitar. Há muito mais coisas nas quais você pode usar o seu cérebro. Fique atento à sua tendência de criar preocupações sobre você e seu destino. Essa é uma espécie de “cadeira de balanço mental”, onde você não está saindo do lugar e ainda desperdiça a energia que poderia usar para viver sua vida com os outros no momento presente “, concluiu o professor.
Adaptado de Psy Blog