3 suplementos alimentares para combater a ansiedade
Os suplementos alimentares que contêm passiflora (extraído do maracujá) , kava ou combinações de L-lisina e L-arginina podem ajudar a reduzir a ansiedade, de acordo com um estudo publicado no Nutrition Journal. Os suplementos geralmente apresentaram efeitos leves a moderados sem produzir efeitos colaterais graves.
O estudo incluiu resultados de 24 estudos separados com mais de 2.000 participantes. Os pesquisadores também concluíram que o extrato botânico St John’s Wort ( Erva de São João) e o magnésio não eram eficazes no tratamento da ansiedade.
O Dr. Shaheen Lakhan, autor do estudo, disse: “Nosso estudo da literatura sobre remédios de ervas e suplementos alimentares para ansiedade deve ajudar os profissionais de saúde mental a aconselhar seus pacientes e fornecer informações para pesquisas futuras neste campo. Encontramos resultados mistos – enquanto a passiflora ou o kava e a L-lisina e a L-arginina pareciam ser efetivos, os suplementos de magnésio e o extrato botânico não eram.”
Dos suplementos incluídos, o kava foi o mais estudado. A planta de kava é originária do Pacífico Ocidental e suas raízes são tradicionalmente usadas para fazer uma bebida com efeitos anestésicos e sedativos. Os pesquisadores descobriram que consumir suplementos ricos em kava “reduziu significativamente os sintomas de ansiedade em uma variedade de tipos de pacientes.”
Isso fornece boas evidências para o uso de kava em pacientes com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), ansiedade não psicótica e outras patologias relacionadas à ansiedade. A passiflora foi originalmente descoberta no Peru em 1569. Hoje em dia é freqüentemente encontrada em suplementos em combinação com kava e outros ingredientes. Atuando sozinha, porém, os pesquisadores descobriram: “Três desses estudos mostraram um benefício positivo para o tratamento com passiflora, fornecendo boa evidência de sua eficácia como agente ansiolítico (anti-ansiedade). No entanto, uma vez que cada um desses estudos foi realizado em um tipo de paciente diferente, são necessárias mais pesquisas para comprovar sua eficácia em cada caso.”
Por fim, a L-lisina e a L-arginina são aminoácidos essenciais que podem reduzir a resposta ao estresse hormonal. Segundo o Dr. Lakhan: “Os suplementos nutricionais combinados contendo lisina ou magnésio também parecem ser promissores no tratamento de sintomas e distúrbios de ansiedade. Ambas as combinações de L-lisina e L-arginina demonstraram resultados positivos, proporcionando provas boas mas limitadas de sua utilidade como tratamento alternativo.”
Adaptado de PsyBlog