3 técnicas de mindfulness usadas por atletas
Os atletas de elite sabem que a mente pode ser a sua melhor aliada ou a pior inimiga. Não importa o quanto de habilidade e talento eles possuem, sua mentalidade pode ajudá-los a desenvolver o seu maior potencial ou impedi-los de fazer o seu melhor.
Para chegar às Olimpíadas, os atletas precisam ser fortes mentalmente. E para construir essa “força muscular mental”, muitos deles contam com psicólogos do esporte para ensinar-lhes os exercícios mentais que irão ajudá-los a trabalhar sob pressão.
1. Os atletas regulam suas emoções
A nadadora Katie Ledecky é conhecida por seu “jeito zen” de evitar o stress. Em entrevista à Vogue, ela disse que não sente a pressão quando está em uma competição. Ela continua focada em seus objetivos e permanece calma, mesmo quando enfrenta as concorrentes mais difíceis do mundo.
Os atletas de elite sabem quais emoções podem ajudá-los a executar o seu melhor. Enquanto um indivíduo pode fazer bem quando está animado, outro pode se sobressair quando está completamente calmo. Desenvolver habilidades de auto-consciência e regular a emoção são a chave para competir sob pressão.
Como isso pode funcionar para você: Ir a uma entrevista de emprego quando você está realmente nervoso ou ligar para um cliente em potencial quando você está se sentindo para baixo pode ser desastroso. Preste muita atenção às suas emoções e pense sobre como você se sente quando precisa executar o seu melhor. Em seguida, tome medidas para estar mentalmente preparado antes de se aproximar de uma situação importante.
2. Os atletas sabem como manter o foco
É fácil para um atleta se distrair com o público, com a competição, ou simplesmente com a emoção de ganhar a medalha de ouro ao competir nos Jogos Olímpicos. E um segundo de distração muitas vezes faz a diferença entre ganhar uma medalha de ouro ou não ganhar medalha alguma.
Os atletas de elite praticam como “ficar na zona”. Isso significa que a concentração não será uma luta mental enquanto eles estão competindo. Alguns atletas recitam mantras, tais como “dê tudo,” para manter-se no caminho da concentração. Outros praticam regularmente o mindfulness para que possam estar plenamente conscientes de cada momento.
Como isso pode funcionar para você: Quando você está fazendo um discurso ou realizando uma grande apresentação, ficar distraído com o público pode facilmente fazer com que você se perca. Verifique se você sabe o seu tópico bem o suficiente para que sua apresentação seja algo natural. Em seguida, crie uma afirmação positiva, como por exemplo “você domina isso”, para dizer a si mesmo quando começar a ficar agitado.
3. Os atletas controlam suas respostas fisiológicas
Estudos descobriram uma correlação entre a auto-regulação e o ranking mundial. Os atletas que regulam melhor a resposta do seu corpo ao estresse—taxa de respiração, frequência cardíaca e ativação dos músculos—são suscetíveis a ter um melhor desempenho do que aqueles que lutam contra a pressão.
Muitos atletas de elite incorporam biofeedback em seus treinamentos. Os dados recolhidos pelos vários sensores e dispositivos que monitoram a atividade elétrica nos músculos ou a temperatura da pele, os ajudam a aprender a usar seus pensamentos para controlar suas respostas fisiológicas.
Como isso pode funcionar para você: Ser capaz de manter o seu corpo calmo sob estresse vai ajudá-lo a pensar mais claramente e a se comportar de uma forma mais produtiva. Respire lenta e profundamente quando você se deparar com uma situação estressante e você estará melhor preparado para manter a calma corporal.