4 bons hábitos para uma velhice saudável
A maior parte das pessoas deseja uma vida longeva, mas não quer arcar com as consequências dos maus hábitos ao longo dela. Eu sempre digo que o processo de envelhecimento é contínuo e começa desde o nascimento, ou seja, é preciso se cuidar em todas as fases para garantir maior qualidade de vida e uma velhice saudável.
Não existe uma fonte da juventude, no máximo irá se contentar com cuidados estéticos se a preocupação for tratamentos anti-envelhecimento. Mas o fato é que somente isso não basta para ter uma velhice saudável.
Para ser bem sucedido nesse aspecto existem hábitos e cuidados preventivos realizados ao longo da vida e que minimizam os efeitos da idade. Eu destaco, principalmente, os bons hábitos alimentares, atividade física regular, a positividade, e vida social ativa, com atividades familiares e sociais frequentes e rotineiras.
Os principais hábitos para uma velhice saudável
Acima, eu destaquei alguns hábitos fundamentais, mas também quero falar sobre a importância de alguns outros. Lembrando que quem quiser usufruir de uma velhice saudável deve começar ainda na juventude, pois assim, serão maiores as chances de no futuro ter autonomia, independência e bem-estar. Mas se você não se cuidou tão bem, sempre há tempo para melhorar e mudar o comportamento.
Alguns hábitos importantes para garantir a velhice saudável são:
Pensar no futuro
Não pare de planejar as coisas que quer fazer apenas por conta do avanço da idade. É preciso também ter expectativas com relação ao futuro, aproveitando a vida ao máximo.
Para isso, é importante olhar para a vida de maneira mais positiva, feliz com o que conquistou e desejando sempre aprender coisas novas, conhecer lugares e alcançar objetivos. Esse pensamento é fundamental em todas as fases da vida.
Dê valor ao tempo
É claro que trabalhar é importante, mas não viva em função apenas de uma coisa. Mantenha o equilíbrio da sua vida, não sofra tentando atingir a perfeição. Passe tempo com a sua família, os seus amigos, aproveite a própria companhia, participe de atividades que alimentem o corpo e a mente.
E, por favor, passe menos tempo no computador, sofá ou celular e faça atividades ao ar livre. Sem dúvida, isso vai te ajudar a conquistar uma velhice saudável.
Adote um estilo de vida saudável
Eu sempre vou bater nessa tecla porque ela é realmente fundamental não só para uma velhice saudável, mas para uma vida toda. Com certeza, a maior longevidade se conquista com hábitos saudáveis seguidos ao longo da vida toda, mas mesmo adotar um estilo saudável já na velhice contribui nesse sentido.
Ou seja, nunca é mesmo tarde para começar. Pare de fumar, não beba em excesso, pratique exercícios físicos todos os dias (pelo menos uma caminhada de 30 minutos), beba água e faça uma reeducação alimentar.
Controle as doenças
Se cuidar durante toda a vida irá prevenir inúmeras doenças, mas não te fará completamente imune a elas.
Por isso, faça check ups regulares e realize as atividades aconselhadas pelo seu médico. Se notar qualquer sintoma diferente, não enrole pensando que é passageiro, consulte um especialista. Esse hábito também te aproximará de uma velhice saudável.
Cuidar da saúde é importante sempre. Para isso, mudar hábitos é fundamental, ainda mais pensando em ter uma velhice saudável. Eu posso te ajudar a entender como os hábitos funcionam e como dominá-los para ter mais qualidade de vida. Clique aqui para saber mais sobre o meu e-book!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo