5 Dificuldades que todo mundo passa ao introduzir um novo hábito!
É sempre importante frisar que aprendemos muito pela repetição e, a partir disso, formamos um novo hábito. O que não podemos esquecer é que, dependendo do estilo de vida, esses hábitos podem ser muito prejudiciais, tornando-se fundamental desenvolver novos e se adaptar a o que traz bem-estar e qualidade de vida.
Os hábitos parecem difíceis de mudar, especialmente no início, mas com as técnicas corretas são muito possíveis. Isso acontece porque esses hábitos são naturalizados e fazemos sem pensar sobre eles.
Quando pretendemos introduzir um novo hábito em nossa rotina, é preciso demandar energia e grande dedicação para sair do piloto automático e prestar mais atenção ao que se faz.
Se você já fez infinitas listas de novos hábitos como ir a academia ou parar de fumar, e sempre abandonou sem sucesso, fique tranquilo!
Você não é a única pessoa que passou por isso. A falta de vontade de começar as mudanças é explicável: o cérebro colabora para que você se sinta melhor ao cultivar hábitos antigos, bons ou ruins, fazendo você deixar de lado a mudança e voltar para a sua zona de conforto.
Existem algumas dificuldades que todo mundo passa ao introduzir um novo hábito, vou enumerar 5 delas.
- Desmotivação: a introdução de um novo hábito pode causar grande motivação no começo e, ao longo dos dias, se tornar uma tortura. Isso pode acontecer por você não criar um plano com o seu objetivo. É necessário manter-se focado no presente e realizar diariamente as atividades que podem contribuir para que você seja bem sucedido naquilo que se propôs. Se isso não estiver muito claro na sua cabeça, ficará desmotivado muito rapidamente.
- Perfeccionismo: se você adotava a procrastinação e não levava uma vida tão saudável, não adianta tentar ser perfeito em tudo ao adotar um novo hábito. Em vez disso, adote a perspectiva de “bom o suficiente”, ou seja, faça as poucos, dando um passo de cada vez
- Usar as palavras certas: ao começar um novo hábito, já existe a dificuldade de uma ação diferente da que estava acostumada anteriormente, então o ideal é também mudar a maneira de falar consigo mesmo. Perceba que apesar da dificuldade, certamente você possui capacidade funcional para realizar as ações necessárias para desenvolver o novo hábito. Estando ciente disso, inicialmente substitua a palavra “não consigo”, por “não quero” e “tenho que” por “eu escolho” e “eu quero”.
- Tornar o novo hábito agradável: como eu disse, a mudança não pode parecer uma tortura, por mais difícil que seja. Para isso, tente associar a este novo hábito algumas forma de prazer e/ou gratificação, como ouvir a música que você gosta durante o exercício físico, por exemplo.
- Reconhecer o progresso: uma das maiores dificuldades de muitas pessoas é dar crédito a si por implementar um novo hábito. Reconheça o seu esforço e celebre as suas conquistas. Apoie-se e se incentive nas pequenas vitórias até chegar ao objetivo final.
As mudanças, no começo, são assustadoras. Nós temos medo de dar errado, de não passar pelos obstáculos, de não conseguirmos provar que somos capazes. Mas uma dica é sempre válida: dê um passo de cada vez, assim, vai superar todas as dificuldades.
Quer saber quais são as outras ações que você pode adotar e ainda ter acesso completo ao material que te ajudará a colocar qualquer hábito novo em prática facilmente? Clique aqui!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo