5 hábitos da adolescência que causam prejuízos à vida adulta
O estilo de vida de um adolescente pode determinar sérias consequências à vida adulta, principalmente se o comportamento fori completamente desregrado.
É claro que eu entendo que essa faixa etária ainda está se descobrindo e conhecendo o mundo, ou seja, ousando em diversos sentidos, mas é fundamental haver equilíbrio e consciência de que tudo pode interferir no futuro, inclusive – e principalmente – na saúde. Os hábitos da adolescência ajudam a construir um adulto saudável.
E por falar em hábitos da adolescência, eu separei alguns comportamentos que realmente trazem prejuízos à vida adulta e que precisam ser evitados, ou até eliminados do dia a dia. Se você está nessa fase da vida ou tem alguém próximo que está, como filho, sobrinho, irmão, fique de olho e ajude-os a mudar. Para você fazer conexão entre passado e presente, entender melhor e melhorar os hábitos que fazem mal, atente-se:
1. Codependência
Imagine-se com 15 anos e seus pais não te deixando tomar decisões sobre nada? Pois é, você pode se tornar um adulto dependente física e emocionalmente de outra pessoa, não conseguindo ter controle nos relacionamentos e até sendo facilmente manipulado.
Eu sei que isso geralmente não é uma escolha, mas se torna um hábito ficar nessa zona de conforto na qual sempre terá alguém resolvendo as questões por você. É preciso deixar isso para trás e assumir as próprias escolhas.
- Maus hábitos alimentares
Exagerar em chocolates, salgadinhos e refrigerantes, pular refeições e comer em frente a aparelhos tecnológicos parece uma visão rotineira quando se trata de adolescentes, né? Mas não devem, de maneira alguma, serem naturalizados.
Essa alimentação desregrada é péssima em qualquer idade, e a medida que o tempo passa, torna-se pior ainda. Comer essas besteiras e ainda de maneira exagerada, aumenta consideravelmente os riscos de obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol e transtornos alimentares durante a idade adulta. Esse é um dos hábitos da adolescência extremamente nocivo. Fique de olho!
- Bullying
Abusos de poder, físico e emocionalmente na adolescência trazem grandes prejuízos à vida adulta. Se você é quem sobre o bullying, pode desenvolver maior ansiedade e ter baixa autoestima e confiança.
Se você promoveu o bullying, pode passar a depender sempre da aprovação do outro para realizar seus feitos. Em resumo, nos dois casos o resultado pode não ser bom. Por isso, é preciso fortalecer a imagem dos adolescentes, elogiando e incentivando a terem bom comportamento, respeitarem o próximo e estarem cientes da diversidade que existe no mundo.
Não estou dizendo para passar a mão na cabeça, mas para mostrar que resolver as coisas menosprezando o outro não faz de ninguém melhor. Esse é mais um dos hábitos da adolescência que só fazem mal.
- Exagero na tecnologia
Contrariando prognósticos de que a tecnologia apenas ajudaria a multiplicar informações e o círculo de amizades, muitos adolescentes nunca estiveram tão desconectados do mundo.
Com isso, eles perdem a vontade de interagir sem a intermediação das telas, estudando menos, achando chato programas ao ar livre ou conversar pessoalmente com amigos e familiares.
Esse vício em eletrônicos pode acarretar baixa produtividade, insônia e nervosismo sem causa aparente. Você pode achar que é somente um dos hábitos da adolescência, mas se não cuidar, vai interferir no relacionamento com as pessoas, prejudicando o pessoal e o profissional.
- Teimosia
A adolescência, para muitos, é sinônimo de teimosia e rebeldia, mas essa é apenas uma maneira de romantizar a fase da vida e dar aval a comportamentos que não deveriam ser aceitos.
Teimosia é uma maneira de escapar de coisas que são contrárias a você, o que na infância chamamos de birra, certo? Nada de bom pode sair disso.
É preciso se atentar a mais um desses hábitos da adolescência que trazem malefícios a vida adulta, uma vez que não deixa a pessoa dialogar, ser maleável, entender a visão do outro e sempre desconstruir opiniões, entendendo que não é dono da verdade.
Esses foram alguns dos hábitos da adolescência que é preciso ficar de olho para não trazer ainda mais prejuízos à vida adulta. Para mudar isso, fazer bem a você ou a algum adolescente do seu convívio, eu posso te ajudar. Baixe o meu e-book gratuito “O Poder do Mini-hábito”. Tenho certeza que vai fazer muita diferença na sua vida. Clique aqui!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo