7 dicas para tornar sua mente resiliente
Para algumas pessoas, o fracasso serve como um obstáculo permanente que se interpõe entre elas e o sucesso. Para quem tem uma mente resiliente, no entanto, os retrocessos são uma oportunidade para aprimorarem suas habilidades e se tornar melhor no que faz.
Aprenda com as dicas a seguir a transformar seus maiores contratempos em seus melhores retornos:
- Mantenha o fracasso em uma perspectiva adequada
Não fique muito chateado quando as coisas não vão como planejado. Em vez disso, mantenha os retrocessos em perspectiva adequada. Pessoas mentalmente resilientes intencionalmente regulam seus pensamentos e gerenciam suas emoções para que eles possam continuar a se comportar de forma produtiva, apesar das dificuldades que enfrentam.
- Pratique a auto-compaixão
Ao invés de se recriminar quando alguma coisa não dá certo na primeira vez, mantenha um diálogo interior produtivo. Fale consigo mesmo da mesma maneira que falaria com um amigo de confiança – usando palavras encorajadoras, amáveis e de apoio.
- Escolha ser grato
Em vez de ficarem chateado com o fato de sua primeira tentativa não ter funcionado, escolha ser grato pelas oportunidades que têm de experimentar as coisas. Essa é a opção de quem tem a mente resiliente.
- Respeite suas vulnerabilidades
Use o fracasso como uma oportunidade para detectar suas fraquezas. Em vez de contestar suas falhas ou esconder seus erros, procure ser autêntico. Sua abordagem humilde e auto-consciente vai te auxiliar no desenvolvimento de estratégias para se tornar uma pessoa melhor.
- Reconheça seus pontos fortes
Os retrocessos dão a chance de avaliar suas forças, mas reconhecer seus atributos positivos sem arrogância. Pessoas que possuem uma mente resiliente não precisam se gabar com os outros sobre suas características ou conquistas. Em vez disso, elas são capazes de simplesmente reconhecer o que fazem bem para que possam desenvolver seus pontos fortes existentes.
- Crie um plano para se tornar melhor
Enxergue a falha como parte do longo caminho para o sucesso. Transforme cada recuo em uma oportunidade para coletar mais informações. Armado com mais conhecimento, você vai criar um plano para tentar novamente.
- Mantenha uma auto-estima saudável
A auto-estima de uma pessoa com mente resiliente depende de quem ela é, e não do que ela faz. Enquanto você se comportar de acordo com seus valores, você se sentirá bem consigo mesmo, independentemente de suas falhas pessoais ou profissionais. Sua confiança vai te ajudar a encontrar a coragem de se levantar a cada vez que tropeçar pelo caminho.
Construa uma mente resiliente
A construção da resiliência mental é muito semelhante à construção de força física. Você pode realizar exercícios e desenvolver hábitos saudáveis, tais como meditação e mindfulness, para construir músculos mentais todos os dias. Quanto mais resiliente você se tornar, mais próximo estará de transformar sua próxima falha em seu maior acerto.