Cronobiologia – O nosso relógio interno
O corpo humano possui um relógio interno que determina ritmos, um exemplo da atividade deste relógio seria dormir à noite e acordar durante o dia.
A ciência que estuda estes ritmos chama-se cronobiologia e tem descoberto que possuímos ciclos durante as 24 horas onde realizar determinadas atividades é mais fácil. Por exemplo, a maioria dos partos naturais acontecem pela manhã, o cérebro funciona melhor das 10:00 às 12:00, mais especificamente de 2,5 a 4 horas após acordar, a prática esportiva é melhor das 16:00 às 18:00, havendo uma melhora de até 11% da performance neste horário.
Outro dado muito interessante, porque temos mais processos alérgicos como rinite ou asma durante a noite? O motivo segundo a cronobiologia é que à noite 2 hormônios ( cortisol e adrenalina) que auxiliam no combate a corpos estranhos, como poeira e fungos, desaparecem do sangue e voltam somente no meio da manhã, portanto estamos mais vulneráveis a eles neste período. Conclui-se então, que a melhor hora para tomar antialérgicos é à noite.
Evidentemente que existem individualidades, temos pessoas mais matutinas e outras mais vespertinas. O importante é procurar se conhecer e sempre que possível ajustar suas atividades ao seu perfil cronobiológico.