Influências (in)visíveis: entenda para usá-las a seu favor
Um estudo realizado por Bo Zhong, da Universidade de Toronto, e por Kate Likenquist, da Northwester, demonstrou o poder do inconsciente. Eles pediram que um grupo de pessoas se lembrassem de um pecado. Depois, permitiram que metade dos participantes lavassem as mãos. O terceiro passo do estudo foi pedir que todos participassem de um teste para ajudar um estudante de pós-graduação desesperado.
Resultado: apenas 41% dos que lavaram as mãos aceitaram colaborar com o estudante, já entre os que não lavaram as mãos o percentual dos que quiserem ajudar voluntariamente subiu para 74%.Este processo é desencadeado por experiências passadas guardadas em nossa mente, no inconsciente, e é conhecido como primado. O que provocou o comportamento foi o significado da água. De acordo com os pesquisadores, a água, em diversas culturas e religiões, significa pureza. Assim, aqueles que lavaram as mãos sentiram-se perdoados dos pecados do passado e com menos necessidade de se submeterem a penitências. Isto acontece porque o cérebro aciona diversos mecanismos associativos quando estamos expostos a ícones que significam mais do que imaginamos. O significado deles nos influencia tanto que alteramos nosso comportamento inconscientemente.
E esta não é a única pesquisa que chegou a um resultado deste tipo. Aarom Kay, Cristian Wheeler, John Barghand e Lee Ross submeteram dois grupos a conjuntos de fotos diferentes. Um deles viu fotos neutras, com imagens de golfinhos e baleia, por exemplo; o outro visualizou fotos de itens relacionados ao mundo dos negócios. Depois disso, um jogo em que um ganharia 10 dólares a cada rodada e o outro escolheria como o dinheiro seria dividido aconteceu. Aqueles que foram expostos a imagens neutras foram mais generosos,91% decidiu por dividir o dinheiro igualitariamente. O percentual de divisão igual do outro grupo foi de apenas 33%.
A consciência da influência simbólica, do primado, nos ajuda a ser menos afetados por ele, apesar de que não há como controlá-lo totalmente. Mas, podemos fazer com que as pessoas tenham boas impressões nossas, usando roupas adequadas para reuniões de negócios e ou em entrevistas para aumentar as chances de conseguirmos um emprego. Podemos também organizar o ambiente coorporativo de maneira que os colaboradores se sintam estimulados a trabalhar.