O CORPO PODE MUDAR A MENTE: POSTURA DE LÍDER
A psicóloga social e professora na Universidade de Harvard Amy Cuddy estuda como a linguagem corporal afeta nosso estado emocional e como somos vistos pelos outros, especialmente em situações de poder. Ela fez um estudo de como posturas mais expansivas e outras nem tanto interferiam nos níveis de testosterona e cortisol, hormônios relacionados a liderança e estres.
Ela dividiu 42 homens e mulheres em dois grupos. Um dos grupos era de alto poder e deveria assumir dois tipos de postura por 2 minutos, que eram: a clássica pés na mesa e mãos atrás da cabeça ou em pé curvado com as duas mãos sobre uma mesa. O grupo em posturas de baixo poder deveriam ficar sentados em uma cadeira com os braços cruzados e as mãos entrelaçadas ou em pé com os braços e pernas cruzados.
O resultado foi incrível, os que ficaram dois minutos em posturas de alto poder tiveram um aumento de 19% nos níveis de testosterona e 25% de redução nos de cortisol, o grupo de baixo poder por sua vez apresentaram uma queda de 20% na testosterona e um aumento de 15% no cortisol, praticamente o oposto.
Grande parte dos estudos realizados até então consideravam somente testosterona como o hormônio mais relacionado à liderança. Ela descobriu é que o cortisol também é fundamental, visto que, a testosterona que aumenta a agressividade e a coragem para arriscar e o cortisol baixo leva a uma maior capacidade de gerenciar estressores. Estas duas características parecem muito importantes na liderança.
Portanto, se quiser mudar o seu estado emocional, mude sua postura, faça isto por poucos minutos, e notará mudanças inclusive hormonais. No TED tem uma fala da Amy Cuddy, legendada, muito boa. Assista até o final, vale a pena!