ILUSÃO DA TRANSPARÊNCIA: COMO O OUTRO MUDA NOSSO COMPORTAMENTO
A célebre frase diz que nenhum homem é uma ilha. Precisamos mesmo dos outros para viver. No entanto, quando estamos em grupo limitamos nossas ações por medo da opinião dos outros. Este tipo de comportamento é influenciado pela ilusão da transparência, que é bastante estudado pelos psicólogos sociais. A ilusão da transparência é paralisadora, pois pensamos que sabemos a opinião dos outros e não nos comportamos da maneira que deveríamos.
Em um experimento dos psicólogos Bibb Latane e Jonh Darley, da Universidade de Princeton, pessoas foram colocadas em uma sala para realizar uma prova. Durante o exame uma fumaça invadiu o local. Quando acompanhadas as pessoas levaram cerca de 20 segundos para fazer algo, já os que estavam sozinhos se levantavam em cinco segundos. O medo do que os demais pensariam retardou a ação. Neste tipo de situação, é mais importante agir do que pensar na opião dos outros, no entanto, avaliamos isto primeiro.
Portanto, dinâmicas em grupo nem sempre são a melhor opção em processos seletivos ou treinamentos de equipes. Só o fato de ter que se expor modifica o comportamento. O melhor certamente não será apenas o mais competente, mas quem aprendeu a contornar a ilusão da transparência. Aprender a controlar esta tendência é preciso no dia a dia, pois na maioria das vezes, trabalhar em equipe é inevitável.