DESORGANIZAÇÃO E SEU IMPACTO EM NOSSAS VIDAS
Estudos feitos na Universidade de Yale – Connecticut, Estados Unidos – identificaram recentemente que existem duas regiões no cérebro associadas à dor – o córtex cingulado anterior e a ínsula que entram em ação em resposta ao abandono de itens que possuímos e pelos quais nutrimos uma ligação e afeição. Esta é a mesma área do cérebro que ativa quando sentimos dor física de um corte com uma faca ou quando bebemos café quente demais.
O seu cérebro vê a perda de um de seus bens valiosos como algo que lhe causa dor física. E quanto mais emocional ou financeiramente ligado a um item, mais você quer mantê-lo perto de si. Ao adquirir um produto, o nosso cérebro vê isso como algo valioso. A situação piora quando esse item teve um preço mais elevado ou uma ligação pessoal forte – um presente dado pela avó que já morreu, por exemplo. Nessas ocasiões, a dificuldade em livrar-se do objeto é ainda maior.
O problema de juntar itens, para muitos, é a desorganização. Mesas de escritórios apinhadas de fotos, gavetas com dezenas de papéis antigos, caixas com bugingangas que são muito mais que isso para quem os tem. Mas como será que o nosso cérebro reage a estas lembranças que muitas vezes tornam-se uma bagunça? Quer se trate de um armário ou de uma mesa de escritório, as coisas em excesso à sua volta podem ter um impacto negativo na sua capacidade de concentração e processamento de informação.
É exatamente isso que os neurocientistas da Universidade de Princeton – Nova Jérsei, Estados Unidos – descobriram quando avaliaram o desempenho das pessoas num ambiente organizado versus desorganizado. Os resultados do estudo surpreendentemente mostraram que a desordem estética à sua volta concorre pela sua atenção, resultando na diminuição do seu desempenho e aumento do estresse.
Mas por outro lado, ser desorganizado não é nenhuma maldição e você não será mal sucedido por isso. Existem muitas pessoas que são até produtivas tendo uma vida desorganizada – talvez elas seriam ainda mais produtivas se organizadas, mas a questão é que para elas é muito difícil se organizar, sendo como uma característica de sua personalidade ser desorganizada. Mesmo entre a desorganização elas sentem que o trabalho está sendo feito, que existe algo palpável para retirar do seu dia.
Se mesmo com a desorganização, você consegue fazer suas tarefas sem confusão e apresentar resultados satisfatórios, parabéns, você se enquadra na famosa frase ‘’minha bagunça é organizada’’, geralmente dita pelos filhos em resposta a uma ordem de arrumar o quarto dada pelos pais. Mas isso não muda o fato de que uma vida organizada é uma vida mais saudável e você pode ao menos tentar.
Na foto: Mark Twain – em meio a sua própria desordem – renomado escritor e humorista norte americano.