Prescrição de esteroides e o corpo perfeito: onde está o perigo?
Profissionais da saúde tem escondido substâncias anabolizantes em seus nomes científicos para não informar ao paciente que eles estão tomando esteroides.
A cultura do “corpo perfeito” atinge homens e mulheres do mundo inteiro. Profissionais da saúde tem sido procurado por eles a fim de emagrecer e/ou definir os seus corpos, mas essa busca, tende a ser perigosa e cheia de incertezas.
Alguns profissionais têm prescrito fórmulas que contém várias substâncias, entre elas, incluem também, os perigosos esteroides e anabolizantes. Na maioria das vezes o paciente nem sabe que essas substâncias estão inclusas na receita e por falta de zelo não são informados sobre elas. Também há casos em que a pessoa opta por usar esses “remédios” por conta própria, mas não se informam completamente sobre os riscos decorrentes do seu uso.
Esteroides anabolizantes são substâncias que atuam como hormônios do corpo que serve para ganhar musculatura ou diminuir o tecido adiposo. Esses hormônios são de uso clínico e, geralmente são prescritos sob orientação médica em tratamento de vários distúrbios no organismo, como o hipogonadismo, doença em que os testículos produzem pouca testosterona e reduz a produção de espermatozoides, causando infertilidade e diminuição da libido. Também são indicados no tratamento de portadores do HIV, doenças musculares, velhice e andropausa com intenção de recuperar a massa muscular perdida desses pacientes.
Algumas pessoas procuram os profissionais da saúde apenas com a intenção de emagrecer e/ou ganhar massa muscular e não se informam sobre as substâncias que estão ingerindo. Aproveitando a brecha da desinformação ou pouco conhecimento, os profissionais da saúde também aproveitam para prescrever receitas sem alertar os pacientes sobre riscos reais do “medicamento”. Escondido através de nomes complicados, o paciente muitas das vezes, não sabe que estão tomando esteroides.
As substâncias esteroides anabolizantes mais prescritas nas receitas são:
Nandrolona;
Oxandrolona;
Metenolona;
Trembolona;
Testosterona;
Stanozolol.
Há casos que esses profissionais já enviam as receitas direto para as farmácias, de modo a dificultar o paciente a ter acesso a informação contida nela e recebem a “encomenda” sem passar por uma análise mais criteriosa. Algo incomum também acontece, profissionais que não são médicos, nem especialistas da área, também prescrevem essas receitas com substâncias naturais e conseguem manipular a substância e repassam para seus clientes que acham o que estão ingerindo “vitaminas” ou “plantas medicinais”.
Entre as mais usadas está a testosterona. Na década de 40, seu uso sem necessidade médica tomou uma grande proporção entre os praticantes de levantamento de peso. Daí em diante, jovens e atletas começaram a usar mais de 20 tipos diferentes de substâncias anabolizantes.
Popularmente conhecido como “bomba”, essas substâncias em contato com o organismo oferecem a um rendimento melhor e artificial do corpo, porém o seu uso é considerado perigoso e são facilmente identificadas através do teste de antidoping, levando a eliminação do candidato em competições esportivas por prática antiética.
A promessa de beleza e força dos esteroides anabolizantes se tornam menos vantajosos quando informados aos usuários seus efeitos colaterais: mal funcionamento dos rins e do fígado, hipertensão, alteração da libido, impotência, mau hálito, ataques cardíaco, hipertrofia do clítoris, atrofiamento dos testículos, nascimento de pelos nas mulheres, esterilidade, crescimento do tecido mamário nos homens e diminuição dos seios das mulheres, alteração do ciclo menstrual e diversas doenças relacionadas aos hormônios, podendo chegar até a morte súbita do usuário.
Ao deparar-se com um ou mais dos nomes citados na lista de substâncias em sua receita e/ou bula prescrita pelo seu médico pergunte se há a real necessidade de se tomar esteroides anabolizantes e quais riscos você irá se submeter a logo prazo para ter um corpo perfeito a curto prazo.
Caro Dr. Frederico, bom dia! O artigo acima não deveria ficar restrito a um local apenas. É tão importante que estou passando para aqueles que não tem informações desse nível e que acabam detonando sua saúde por uso incorreto de certas substâncias que na verdade são perigosas quando tomadas indevidamente. Parabéns mais uma vez pelo tão grandioso trabalho de informação de que todos nós necessitamos.