Motivados pela dor
Quando somos motivados pela dor tendemos a ter mais atitudes. Para que isto seja recorrente é necessário fugir de certas acomodações do dia a dia.
Você sabia que todo ser humano tende a agir sob o mesmo modelo de comportamento? O comportamento SAA – Susto, Atitude e Acomodação é uma sequência de acontecimentos que nos faz seguir uma rotina que nos leva a um espaço de acomodação nada benéfica para quem está em fase de mudanças. Exemplificando a ordem de acontecimentos do SAA: ao tomar um susto, você toma uma atitude e, após o susto e a atitude, tendemos a nos acomodar.
Sabemos que, como seres humanos, vivemos em vários aspectos diferentes – o social, o financeiro e o pessoal e, em cada um deles existe a zona de conforto. Acomodar-se é se encontrar nessa zona de conforto e estacionar-se nela, ou seja, é se sentir em total conformidade e inexistência de mudanças em algum estágio da nossa vida. É neste momento que nos sentimos motivados pela dor e começamos a tomar atitudes que poderiam já ter sido realizadas.
Esta acomodação não é saudável para os momentos em que estamos exercendo atividades que nos proporciona uma variedade de novos conhecimentos e, com toda certeza ela deve ser sempre evitada. Não podemos aceitar que aquela mudança importante que você fez usando sua atitude seja perdida por comodismo. É necessário aprender que não é apenas motivados pela dor que podemos ativar nossas atitudes. Entenda mais sobre o comportamento SAA no vídeo e fuja deste ciclo vicioso!
“A história humana é o resultado do conflito dos nossos ideais com as realidades, e a acomodação entre os ideais e as realidades determina a evolução peculiar de cada nação.”
– Lin Yutang
Para complementar sua leitura, veja o vídeo Zona de Controle e saiba como encontrar serenidade em situações de estresse.