Melhore a sua concentração
Dos designs dos escritórios aos excessos de informações, o cotidiano profissional está cheio de obstáculos para mantermos a nossa concentração.
Está certo que a tecnologia é uma das causas mais comuns para justificar a distração, mas não é justo culpá-la pela perda do nosso foco. A concentração é de grande importância para que possamos concluir qualquer aprendizado que desejamos.
As distrações que nos perseguem causam enormes prejuízos de tempo e energia. A cada interrupção, demoramos em média 23 minutos para retornar à tarefa que estávamos fazendo anteriormente, confirma uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal. As tecnologias usadas com bom senso podem se tornar grandes aliados para a produtividade, mas o problema se encontra na má utilização desses recursos. A neurocientista Carla Tieppo afirma: “É prazeroso checar as redes sociais ou trocar mensagens pessoais pelo smartphone. Mas, para muita gente, esse hábito se tornou irresistível, como um vício”.
A concentração necessita de uma grande quantidade de esforço e tempo, mesmo que você a exercite por uma semana ou até mesmo por um mês, o resultado não será positivo caso o cérebro não esteja trabalhando disciplinadamente. Unimos nesta postagem 5 estratégias que pode lhe oferecer grandes benefícios em relação à busca de foco e concentração. Confira:
- Divida sua jornada de trabalho em fatias.
O cérebro humano consegue manter a concentração num único objeto durante 50 a 60 minutos ininterruptos. Após concluir este tempo, realize pausas de cinco a dez minutos para outras atividades.
- Procure realizar suas pausas em ambientes naturais
Um estudo realizado na Universidade de Michigan, nos EUA, conclui que os ambientes naturais, como parques e praças, possuem um alto poder de redução da fadiga.
- Use estratégias de controle do pensamento
Estabeleça uma frase de orientação que lhe faça voltar para aquilo que realmente importa e deixe-a no campo da sua visão.
- Pratique exercícios físicos.
Estudos publicados na revista Experimental Educational Psychology apontam que atividades físicas é capaz de melhorar seu rendimento cognitivo.
- Mantenha-se bem alimentado durante todo o dia.
Trabalhar em jejum não traz benefícios para quem quer manter a concentração, o sistema atencional requer grande quantidade de energia. Durante suas atividades, tenha sempre algo no estômago: tanto para que haja força suficiente no organismo para manter o foco, quanto para que o cérebro não se distraia com a fome.
Há muitas outras estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a sua concentração, mas a principal entre elas é que se tenha uma real dedicação ao que deseja. Todo o esforço para se concluir uma atividade deve partir do próprio indivíduo. Conheça a técnica Mindfulness que está em alta nos últimos tempos e e trabalhe mais a sua concentração!