Suplemento nutricional pode ajudar no controle de TDAH em adultos
Uma nova pesquisa, realizada pela Universidade de Canterbury na Nova Zelândia, revela que um suplemento nutricional, composto de vitaminas e minerais, ajudou a melhorar o humor e reduzir os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em adultos de um subgrupo com depressão moderada.
“Nosso estudo fornece uma evidência preliminar da eficácia de micronutrientes no tratamento de sintomas do TDAH em adultos. Isso poderia abrir novas opções de tratamento para as pessoas com TDAH que não toleram medicamentos ou não respondem aos tratamentos de primeira linha”, afirma a pesquisadora Julia Rucklidge, professora de psicologia clínica da Universidade de Canterbury.
Crescente área de interesse
O papel da nutrição no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade está despertando o interesse de pesquisadores. Porém, na maioria dos estudos, o foco tem sido na restrição alimentar ou suplementação com um nutriente de cada vez.
No primeiro estudo randomizado controlado por placebo, utilizaram uma fórmula de micronutrientes de amplo espectro chamada EMPowerplus em adultos com TDAH. A fórmula contém 36 ingredientes (14 vitaminas, 16 minerais, 3 aminoácidos e 3 antioxidantes). De acordo com seus criadores, da TrueHope Suporte Nutricional, a EMPowerplus “age dando ao cérebro o equilíbrio certo de vitaminas e minerais”.
“Essa fórmula de micronutrientes foi examinada em mais de 20 estudos publicados para o tratamento de várias doenças mentais e mostrou evidências seguras do uso de curto e longo prazo. Tem sido a fórmula multivitamínica e multimineral mais amplamente examinada em condições psiquiátricas; no entanto, até o momento, não haviam estudos com placebo”, observam os pesquisadores.
O estudo observou 80 adultos com TDAH não controlado. Por 8 semanas, 42 pessoas tomaram o suplemento de micronutrientes (15 cápsulas por dia, em 3 doses de 5 cápsulas, ingeridas com alimentos e água) e outras 38 tomaram placebo.
De acordo com os investigadores, o tratamento de micronutrientes induziu “melhorias estatisticamente robustas em vários índices, desde sintomas de TDAH como também na avaliação global de funcionamento, em comparação com o placebo”.
Adultos que tomaram a fórmula de micronutrientes relataram mais melhorias na desatenção, hiperatividade e impulsividade em comparação com aqueles que tomaram um placebo. Melhoras na hiperatividade e impulsividade também foram notadas por observadores – como um amigo, parceiro ou parentes.
Os médicos não observaram diferenças entre os grupos em escalas de avaliação de TDAH, mas eles avaliaram que aqueles que tomaram os micronutrientes desenvolveram melhorias em termos de trabalho, relações sociais e funcionamento psicológico global.
Em análises após o fim do estudo, os pesquisadores constataram que os adultos com depressão moderada/grave no início do estudo tiveram uma maior mudança de humor favorecendo o tratamento de micronutrientes sobre o placebo. Esse resultado é consistente com outros estudos randomizados controlados que mostram o benefício de micronutrientes para melhorar o humor. Não houveram diferenças entre os grupos no que se refere aos efeitos colaterais.
As novidades deste estudo foi o placebo controle, o que torna os resultados mais confiáveis; os pesquisadores são independentes, sem vínculos com fabricantes; e por último a nutracêutica usada é uma multivitamínica e multimineral, que é mais próxima da nossa alimentação natural.
Adaptado de The British Journal of Psychiatry
Dr. Frederico me identifiquei com o assunto pois estou passando por um momento em que estou com dificuldades de concentração seguido de dispersão de pensamentos. Pensamentos estes negativos que estão me incomodando muito vindos do subconciente as vezes incontroláveis que surgem do nada. Me deixando um pouco depressivo. Tenho um pouco de ansiedade e não estou conseguindo administrar esta situação. O que devo fazer?
Meus esposo tem tdah, onde encontro esse medicamento no rj?