Dicas para se livrar das dores por ficar muito tempo sentado
Uma vida sedentária tem sido associada com o aumento no risco de problemas de saúde e com uma menor expectativa de vida, segundo vários estudos. Porém, pode haver um jeito de desfazer os danos causados por se passar muito tempo sentado.
Mas, segundo um novo estudo realizado pelos pesquisadores da Escola Norueguesa de Ciências do Desporto em Oslo, Noruega, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, tudo se resume a encaixar uma hora de caminhada ou outra atividade física por dia! Ou seja, não é necessária uma rotina de exercícios intensa para que os benefícios apareçam.
Os pesquisadores descobriram que o aumento do risco de morte associado com o fato de permanecer sentado durante 8 horas diárias foi eliminado para aquelas pessoas que eram fisicamente ativas por pelo menos uma hora ao dia. Além do mais, aqueles que ficavam sentados e se exercitavam, tiveram um risco significativamente menor de morte em comparação com pessoas que passaram menos horas sentadas por dia, mas não estavam fisicamente ativas. “Se você passa a maior parte do seu tempo no trabalho sentado, se assegure de adicionar pelo menos uma hora de exercícios no seu dia, para melhorar a sua saúde como um todo”, disseram.
Uma melhor maneira de ficar sentado
Há uma maneira mais saudável de se sentar quando se trata de postura.
Por mais desafiador que possa parecer, sentar com as pernas cruzadas no chão é a única maneira de sentar que não causará mais problemas. Essa posição reduz a quantidade de estresse na espinha dorsal, estimula a circulação e nos treina para sentar ereto.
Apesar de ser uma sugestão maluca para a maioria das pessoas, você pode começar devagar, praticando em casa por alguns minutos e aumentar gradativamente o tempo que você consegue suportar.
Quando a vida te força a passar muito tempo sentado – por exemplo, no trabalho ou durante uma viagem – é fácil se sentir frustrado. O que você deveria fazer sobre isso? A tática é simples: ficar em pé em intervalos regulares e fazer, se possível, alguns movimentos dinâmicos, praticando a boa postura e assim fortalecendo seus músculos para que você consiga manter aquela postura.
A conclusão mais importante para a sua saúde: mova-se e faça alongamentos por mais turbulenta que seja sua agenda.