5 dicas para evitar o efeito sanfona
Perder alguns quilos, vestir roupas menores, se sentir mais saudável e com mais energia e gostar mais do visual são recompensas por levar uma vida saudável. Entretanto, queimar gorduras é um processo; mantê-las longe é outro. Sustentar qualquer mudança física e mental requer uma vida inteira de mindfulness e resiliência, para passar pelos desafios do dia a dia. A chave para manter o sucesso envolve prestar atenção às mudanças que estão ocorrendo e tomar a atitude correta para sobreviver a cada desafio.
Aqui estão cinco dicas para ajudar a evitar o emagrece-engorda, processo chamado de efeito sanfona:
- Cuidado para não se deixar levar pela rotina estressante. O sucesso profissional muitas vezes pega as pessoas de surpresa. Você está apaixonado, trabalha duro e espera ser bem sucedido. Quando menos espera, você está sobrecarregado com uma montanha de trabalho. Seu Plano A, quando você tinha mais tempo para cuidar de si, não funciona mais. Como resultado, o planejamento de refeições saudáveis e da atividade física caem no esquecimento quando você começa a lidar com as responsabilidades profissionais e pessoais.
- Entenda que a vida é uma montanha-russa de sucessos e fracassos. “As maiores tensões da vida vêm de expectativas não atendidas”. Procure não supor ou ter expectativas, mas ao invés disso, tenha esperança que as coisas acabem bem. O sentimento de esperança lhe dá mais espaço de manobra mental no seu planejamento diário, ajudando a garantir uma aterrisagem suave quando os planos são interrompidos ou tomam uma direção diferente. Além disso, em vez de se sentir deprimido quando os planos dão errado, mude sua perspectiva e veja qualquer desafio como uma grande oportunidade para praticar a sua capacidade adaptativa.
- Pratique esportes! As atividades físicas são imprescindíveis para quem quer manter um peso saudável, sendo uma das principais responsáveis em manter o metabolismo sempre ativo. Não deixe de incluir exercícios físicos na sua rotina!
- Estipule horários para todas as refeições e cumpra-os diariamente, realizando as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) e fazendo pequenos lanches entre elas. O importante é não ficar com fome, o que fará com que você se alimente muito mais na refeição seguinte.
- Mastigue bem os alimentos, sem pressa. Isso ajuda em uma boa digestão, dando tempo suficiente para que o estômago envie uma mensagem ao cérebro informando que já está satisfeito.