5 maneiras de combater a fadiga
Quer você esteja atolado de trabalho ou abatido por uma doença, a fadiga atinge a todos nós em um certo momento da vida. Algumas vezes, um estilo de vida não saudável é a causa comum de reclamação, mas você pode sair desse ciclo de letargia fazendo algumas mudanças na sua rotina diária, dieta ou nos horários de sono.
Se você está sentindo fadiga repentina ou inexplicável, converse com seu médico sobre os sintomas, já que a fadiga pode ser causada também por medicação ou, ainda, indicar um problema de saúde mais grave.
Aqui estão 5 dicas que vão te ajudar a aliviar os sintomas da fadiga:
Beba mais água: Desidratação, especialmente durante os meses mais quentes, pode rapidamente te deixar pra baixo e sugar suas energias. Se você não tem o costume de beber água durante o dia, coloque um alarme de duas em duas horas no celular para te lembrar regularmente de encher a garrafinha de água. Uma vez que você tenha entrado no ritmo, permanecer hidratado será automático.
Acrescente mais magnésio à sua dieta: Estresse, inflamações e algumas doenças, tais como diabetes tipo 2, estão associadas a baixos níveis de magnésio no corpo. Esse mineral é essencial para o bom funcionamento dos ossos, músculos e nervos e desempenha um papel importante no controle do açúcar no sangue. Fadiga pode ser um sinal de insuficiência de magnésio, então abuse de alimentos que tenham esse elemento em sua composição, tais como amêndoas, feijão e espinafre.
Durma mais: as vezes tudo que você precisa para combater a fadiga é fechar os olhos. Para determinar o quanto você deve dormir, tome nota de quantas horas você dorme por dia e como você se sente em cada um desses dias. Tente dormir trinta minutos ou uma hora a mais e vá ajustando o seu horário até se sentir bem. Esse processo pode levar algum tempo, mas uma vez que você tenha traçado um planejamento, tenha certeza de repeti-lo diariamente para que se torne um hábito.
Tente a Vitamina B: turbine seus níveis de energia consumindo vitaminas do complexo B ou multivitamínicos fortificados com vitamina B12. A falta dessa vitamina pode ser causada por uma diminuição dos níveis de ácido clorídrico no estômago, que ajuda o corpo a absorver a vitamina. Esta condição pode ocorrer com o passar dos anos, levando à fadiga. Adultos acima dos 50 anos devem incrementar suas dietas com carnes vermelhas, frango, peixe ou produtos comuns, tais como ovos. Se você segue uma dieta vegetariana ou vegana, ou tem problemas gastrointestinais que reduzem a sua capacidade de absorver a vitamina B12, consulte um médico, farmacêutico ou profissional de saúde para discutir os suplementos e outras opções que podem ser adequados para você.
Exercite-se: à primeira vista pode parecer contraditório se exercitar quando você está cansado, mas seu corpo precisa de atividades físicas para operar em sua máxima capacidade. Dê prioridade aos exercícios na sua agenda diária e, se possível, convide um amigo, familiar ou colega de trabalho para que um possa incentivar o outro a manter uma rotina de exercícios regulares.