A poluição está adoecendo seu cérebro
Pequenas partículas magnéticas de poluição foram, pela primeira vez, encontradas em cérebros humanos – e pesquisadores acham que elas podem ser uma das causas do Alzheimer.
Pesquisadores da Universidade Lancaster, no Reino Unido, encontraram quantidades abundantes dessas partículas em tecidos cerebrais de 37 indivídos com idades entre 3 e 92 anos, que vivem na Cidade do México e em Manchester, na Inglaterra. Este mineral fortemente magnético é tóxico e tem sido apontado como causador do aumento na produção de espécies reativas de oxigênio (radicais livres), que oxidam o cérebro humano, fator que é associado ao aparecimento de doenças neurodegenerativas, incluindo o Alzheimer.
A professora Barbara Maher, do Centro de Meio Ambiente da Universidade Lancaster, e seus colegas (de Oxford, Glasgow, Manchester e da Cidade do México) usaram análises espectrométricas para identificar as partículas de magnetita. Ao contrário de partículas de magnetita angulares, que se formam naturalmente no interior do cérebro, a maioria das partículas observadas era esférica, com diâmetros de até 150 nm, algumas com superfícies fundidas. Todas essas características singulares, indicam que a partícula se formou em alta temperatura – tal como a partir da queima de combustível de veículos (em particular os movidos a diesel) ou incêndios abertos.
As partículas esféricas de poluição eram frequentemente acompanhadas de nanopartículas contendo outros metais, tais como platina, níquel e cobalto.
“As partículas que encontramos são muito semelhantes às nanoesferas de magnetita que são abundantes na poluição atmosférica, encontradas em ambientes urbanos, especialmente ao lado de estradas movimentadas, e que são formadas por combustão ou aquecimento por fricção dos motores de veículos ou freios”, afirma a professora Maher.
Não há muito para onde fugir. É preciso aguardar novos estudos e ver como será possível lidar melhor com essa poluição global. Mantendo-se saudável, com prática de atividade física, descanso e alimentação balanceada, certamente você estará se protegendo. Como dito no início do texto, a base de todo processo degenerativo é a produção de radicais livres, e as boas orientações para a saúde no fundo reduzem a oxidação e consequentemente a produção destes radicais.