Como acalmar o corpo e a mente
Quando sentimos um desconforto físico, como quando você toca em um forno quente e rapidamente tira a mão, é um sinal para o corpo agir. Enquanto uma reação imediata para um desconforto emocional possa não ser visível, ela também é registrada pelo corpo da mesma maneira.
Alguns desconfortos mentais são inevitáveis, pois estamos envolvidos em relações afetivas e emocionais. Então, quando nos decepcionamos com nós mesmos ou com as outras pessoas, automaticamente reagimos emocionalmente. Uma fechada de um carro no trânsito, ou a preocupação sobre quanto você vai gastar no próximo mês podem ser interpretadas pelo cérebro como uma ameaça, o que dispara o alarme para seu corpo responder de acordo.
Como o corpo e a mente reagem
Quando isso acontece, a adrenalina aumenta os batimentos cardíacos para que você possa se mover mais rápido. A noradrenalina diz ao cérebro para mandar mais sangue para os grandes grupos musculares e os brônquios pulmonares se dilatam, assim como as pupilas. O cortisol é liberado para que o sistema imunológico reduza a inflamação dos ferimentos. A emoção se intensifica, e, ao passo que as atividades dos sistemas límbico e endócrino aumentam, as funções do cérebro diminuem.
No mundo perigoso de nossos ancestrais, essa cadeia de reações psicológicas à ameaças ajudou nossa espécie a sobreviver por milhões de anos. No entanto, com o tempo, o cérebro evoluiu para manter esse nível de apreensão e alerta. Temos um sistema de detecção de ameaças que usa as informações sensoriais e rotula qualquer coisa incomum, desconhecida ou potencialmente perigosa, baseado em memórias e instinto biológico, como assustadora. Mas nos tornamos tão sofisticados que dominamos nosso meio ambiente. E agora ele funciona em exagero.
A maioria dos sistemas corporais e suas respostas são reguladas pelo sistema nervoso autônomo (SNA), que opera principalmente em níveis subconscientes. O SNA tem dois pilares: o sistema nervoso simpático (SNS – luta ou fuga) e o sistema nervoso parassimpático (SNP – descanso e digestão).
O que podemos fazer para relaxar
Tomar medidas deliberadas para se sentir mais seguro e acalmar o SNA ajuda a controlar a tendência de procurar e reagir de forma exagerada à ameaças. Algumas práticas incentivam isso, tais como técnicas de mindfulness e de relaxamento, se tornar consciente do próprio medo, entrar no presente e aumentar o seu sentimento de conforto e segurança. O SNP também pode ser estimulado através do relaxamento por exercícios de respiração, especialmente tornando a expiração mais longa que a inspiração.
Obrigada pela contribuição dr. Frederico!
Sempre esclarecendo sobre o nosso funcionamento e facilitando meu aprendizado!
Atitudes simples para resultados importantes