4 dicas de como lidar com chefe agressivo
Você tem um chefe agressivo, que abusa da autoridade e te falta com respeito?
Aqui estão algumas dicas de como usar a inteligência emocional e técnicas de mindfulness para lidar com chefe intimidador:
Autoconsciência
O que você sente quando seu chefe humilha ou intimida você? Imediatamente, você pode se sentir irritado ou com medo. Seu coração acelera, sua visão se estreita e você se encontra à beira do que os especialistas chamam de um “sequestro amigdaliano“. Durante esse “sequestro”, a parte do cérebro que controla as reações emocionais toma conta e substitui a parte mais calma e pensante do cérebro. A amígdala desencadeia uma resposta agressiva que pode fazer com que você diga algo que mais tarde possa se arrepender. Com inteligência emocional, é possível reconhecer esse sequestro e escolher esfriar a cabeça.
Auto-gerenciamento
Sem o uso da inteligência emocional, a amígdala está no controle e você vira apenas um passageiro das próprias emoções. Este é o momento para utilizar ferramentas de auto-gestão, como relaxamento ou meditação. Você pode simplesmente afastar-se da situação difícil e respirar profundamente. No entanto, fazer uma pausa nem sempre é possível no meio de um ambiente de trabalho de alta pressão. E, em culturas de trabalho onde há constantes ameaças, um “sequestro” pode durar dias ou semanas, daí a importância de estar sempre mentalmente treinado para controlar as emoções.
Consciência Social
A principal habilidade na consciência social é a empatia, que consiste em sentir o que os outros estão pensando e sentindo sem que eles nos digam em palavras. Você é o único a ser intimidado pelo seu chefe? Ou você percebe sinais de que seus colegas de trabalho estão tendo experiências semelhantes? É provável que você não esteja sozinho. Se for assim, outros colegas provavelmente estão tendo sequestros emocionais e sentem uma tensão constante. Alguém no escritório é menos afetado pelo bullying? Se sim, preste atenção neles. O que você pode aprender com eles sobre manter a calma? O bullying pode parecer normal se acontece o tempo todo. Usando sua auto-consciência e empatia, você pode lembrar aos seus colegas de trabalho que o bullying não é normal nem aceitável.
Gerenciamento de relacionamentos Nossos cérebros fazem conexões inconscientes e automáticas com os cérebros das pessoas ao nosso redor. Os “neurônios-espelho” são um mecanismo para essa conexão. Esses neurônios disparam ações em nossos cérebros em resposta ao comportamento das pessoas ao nosso redor, incluindo suas expressões faciais (o ato de bocejar ao ver uma pessoa bocejando é um exemplo disso). Através do contágio emocional, a pessoa mais poderosa em uma situação é o “remetente” das emoções. Os outros, naquele momento, são receptores, captando as emoções daquela poderosa pessoa. Uma maneira dos intimidadores nos atingirem é projetando sentimentos que nós captamos através de nossos neurônios espelhos.
Conclusão
Além de suas ferramentas específicas, a inteligência emocional nos fornece uma perspectiva sobre nós mesmos e os outros. Podemos estar cientes de nossos sentimentos, gerenciá-los, entender outras pessoas e gerenciar nossos relacionamentos com os outros. Essa mentalidade nos coloca no caminho para lidar habilmente com nossos relacionamentos, mesmo com um chefe intimidador.