Saiba porque o estresse pode ser bom
Foi feito um estudo sobre o estresse por uma universidade americana onde os pesquisadores acompanharam 30 mil pessoas durante oito anos.
Eles faziam a seguinte pergunta para cada uma delas: “quão estressante foi o seu ano anterior?”
De um lado, separaram as pessoas que relataram que o ano anterior havia sido muito estressante e procuraram saber qual era o impacto disso na vida delas.
O resultado obtido foi que o estresse aumentava em 43% o índice de mortalidade daquele grupo.
O fascinante é que, o estresse só aumentava a mortalidade do grupo dos mais estressados para aqueles que acreditavam isso iria lhes fazer muito mal. Ou seja, acreditar que o estress ia fazer muito mal é o que causava a morte, muito mais que o estresse em si.
Um outro estudo, feito na Universidade de Harvard, pode ser citado: foi comprovado que sob uma reação de estresse, as nossas artérias se contraem, por isso a incidência de pessoas que morrem de infarto após uma crise de estresse, porque as artérias se contraíram, faltou sangue no músculo do coração e ele parou, ocasionando a morte.
Os pesquisadores submetiam a pessoa testadas a uma situação estressante. Colocavam ela para falar em público, com várias pessoas criticando sua postura. A pessoa testada ficava estressada e eles faziam um exame pra saber qual era o fluxo de sangue no coração, e, como era de se esperar, o vasos sanguíneos se contraíam.
Mas se antes de colocar a pessoa no palco eles explicassem para ela a importância de ficar um pouco ansiosa e que aquele estresse que elas iriam sentir é positivo e não negativo, as artérias que ligam ao coração ao invés de contraírem, elas dilatavam.
Ou seja, acreditar que o estresse era positivo, causava um impacto benéfico no coração das pessoas.
Portanto, ao invés de reclamar dele, apesar de ter que amenizá-lo, seja grato à essa reação que o seu corpo produz, pois ela pode ser positiva.
Pense sobre isso e coloque em prática.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oU419M4Vs40?list=PLzV9ITtCMX3of_nsKR_fVxinQbzIQNzNL]