Você está se enganando e não sabe
As ilusões mentais: são mecanismos que o cérebro tem pra funcionar e que acabam nos enganando. Falaremos aqui sobre três delas.
A primeira delas, é que todo ser humano tende a pular pra solução antes de analisar bem o problema. Quando o problema é apresentado a tendência é que a pessoa já vá direto em busca de uma forma de resolver o mesmo, ao invés de procurar entendê-lo mais à fundo. Deve-se primeiro olhar para ele, suportar a sua dor, entendê-lo, para depois buscar uma solução.
A solução certa pra um problema errado, não leva a lugar nenhum.
O segundo aspecto é que nós tendemos a superestimar o que podemos fazer em 1 ano, e subestimar o que podemos fazer em 10 anos.
Aquela lista que você faz todo ano novo e coloca tudo o que quer fazer naquele ano, como emagrecer, aprender uma nova língua, etc, são muitas coisas, então você está superestimando o que você pode fazer em 1 ano e acaba se frustrando pois não consegue fazer aquela lista inteira.
Por outro lado, não se pensa o que se pode fazer em 10 anos. Esse período é tempo suficiente para se formar na faculdade de medicina e fazer uma especialização, por exemplo.
A última “ilusão” ocorre porque nós temos uma dificuldade de entender, por exemplo, que uma tarefa pode ser necessária, mas ela pode não ser suficiente para levar a um resultado.
Você, por exemplo, vai começar uma dieta, e antes de começá-la, você faz uma lista de tudo que é necessário para começar. Tudo que tem naquela lista pode ser necessário, mas você deve se perguntar se aquilo é suficiente para te fazer atingir o resultado que deseja.
Enfim, nem tudo que é necessário é suficiente.
Pense sobre estas três “ilusões”, reflita e coloque em prática.