O Fator de Motivação mais Forte
A mais fundamental motivação que o ser humano pode ter é se afastar da dor ou se aproximar do prazer.
Quando alguém começa uma mudança em sua vida, por exemplo, uma atividade física, muitas vezes é porque essa pessoa teve um infarto no passado.
Então, para se afastar da “dor” que é morrer, ela começa uma atividade física.
Mas existem outros casos, quando as pessoas iniciam uma atividade física na intenção de terem um corpo mais bonito. Nesse caso a atividade física é para se aproximar do prazer.
A questão é que tentar se afastar da dor nos motiva muito mais do que se aproximar do prazer. Ou seja, a dor motiva mais do que o prazer.
Mas, por outro lado, o desgaste que você tem se você só se permitir se motivar pela dor é muito grande, pois, no fundo, quem se motiva somente pela dor, se motiva de uma maneira reativa (primeiro o problema acontece, e só a partir daí a pessoa consegue se motivar).
Isso quer dizer que quem se motiva dessa forma não escolhe mudar antes de um problema surgir, pois ainda não há “dor”.
Entretanto, você pode, na sua mente, imaginar o futuro para que ele lhe provoque motivação. Exemplo: por quê as pessoas deixam o imposto de renda para o último momento? Talvez por ser algo chato de se fazer, as pessoas vão deixando cada vez mais pro último momento, até que a “dor” é tão grande uma hora, que a pessoa senta e faz.
Então ao invés de você se perguntar o que pode fazer para adiar uma tarefa dolorosa, deve lembrar da seguinte pergunta: “o que vai acontecer se eu não fizer essa tarefa?”
Essa pergunta irá te motivar de maneira antecipada para que você realize aquela tarefa. Você estará usando a “dor” a seu favor, e como ela ainda está na sua imaginação, você já estará preparado para enfretá-la ou resolvê-la.
Pense nisso e coloque em prática.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4wG9lc3o99g]