Yoga ajuda a combater a depressão
Um novo estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry descobriu que técnicas de respiração podem reduzir os hormônios causadores do estresse no sistema nervoso central. A respiração controlada da yoga ajudou a aliviar os sintomas da depressão severa em pacientes que não respondiam mais à medicação antidepressiva.
“Com uma parcela tão grande de pacientes que não respondem plenamente aos antidepressivos, é importante encontrar novas vias que funcionam melhor para cada tipo de pessoa. Aqui, temos uma terapia promissora, de menor custo e que poderia potencialmente servir como uma eficaz abordagem não medicamentosa para ajudar os pacientes a lutar contra esta doença”, afirma o autor do estudo Dr. Anup Sharma.
O estudo comparou os efeitos da aprendizagem da técnica respiratória ao longo de dois meses com um grupo de controle. Os resultados mostraram que aqueles no grupo de yoga se sentiam menos depressivos e ansiosos. O grupo de controle não mostrou nenhuma melhoria.
Técnica de respiração do yoga
A técnica de respiração foi praticada em grupos e em casa e envolve uma série de exercícios de respiração rítmica projetada para colocar as pessoas em um estado calmo e meditativo. As respirações lentas e calmas são alternadas com respirações rápidas e estimulantes.
Junto com a aprendizagem desta técnica de respiração, as pessoas praticavam posturas de yoga e meditação. Dr. Sharma disse: “Essas técnicas dão às pessoas um método ativo para experimentar um profundo estado meditativo que é fácil de aprender e incorporar em diversas situações.“
O yoga já foi associado a benefícios em formas mais leves de depressão. Este estudo sugere que a prática de yoga reduz os níveis de hormônios do estresse no sistema nervoso central. Segundo o Dr. Sharma: “O próximo passo nesta pesquisa é realizar um estudo maior avaliando como essa intervenção afeta a estrutura e a função do cérebro em pacientes que têm depressão crônica”.