O estresse afeta até dietas saudáveis
Um novo estudo, realizado pela Universidade Estadual de Ohio, descobriu que um fluxo constante de estresse pode bloquear os benefícios até mesmo de dietas saudáveis. Os pesquisadores analisaram os dados referentes a 58 mulheres de meia idade e os resultados foram publicados na revista Molecular Psychiatry.
As participantes receberam aleatoriamente um café da manhã “saudável” ou uma alternativa menos saudável. Em outro dia, elas comeram o outro café-da-manhã.
Dietas saudáveis x estresse
No dia de cada refeição, as participantes responderam a perguntas sobre situações estressantes que tinham vivenciado no dia anterior. Dessas, 31 mulheres citaram uma situação recente em uma das visitas; 21 citaram antes de ambas as visitas, e seis não indicaram situações estressantes antes de cada uma das visitas.
Os pesquisadores retiraram sangue das mulheres várias vezes durante cada visita para medir dois marcadores conhecidos de inflamação – proteína C reativa e amilóide A do soro – bem como duas moléculas de adesão celular que podem predizer maior probabilidade de acúmulo de placa arterial.
Após controlar fatores como idade, gordura abdominal e atividade física, todos os quatro marcadores sanguíneos prejudiciais foram maiores após a refeição menos saudável. Para as mulheres que experimentaram dias estressantes, no entanto, a diferença na redução dos níveis de inflamação nas refeições com alimento saudável desapareceu.
Mais estudos são necessários para determinar como outros ingredientes da refeição podem interagir com o estresse para desencadear a inflamação, mas esses resultados preliminares sugerem que diminuir o estresse em na vida pode ser mais importante do que pensamos.