3 dicas para dormir melhor
O sono é incrivelmente importante para a saúde e tem impacto direto em praticamente todas as atividades do dia a dia. Dormir melhor pode aumentar o foco, a produtividade, as emoções positivas e ainda ajudar na perda de peso diminuição da pressão arterial, além de diminuir o risco de doenças cardíacas e diabetes. Apesar disso, muitas pessoas não conseguem ou não podem dormir o suficiente a cada noite. Enquanto às vezes a razão é óbvia, outras causas de sono ruim podem não ser tão claras.
Confira estes três passos fáceis que podem ajudar a dormir melhor e beneficiar a saúde no geral.
- Descubra se você ronca
O ronco é um sintoma muito comum de apnéia do sono, porque quando os tecidos flexíveis na garganta caem sobre a via aérea, eles vibram para trás e para frente para fazer esse ruído. O ronco indica que as vias aéreas estão cheias e que você pode estar correndo risco de desenvolver apneia do sono.
- Verifique a luz do quarto
Se você mora em uma cidade grande, é bem possível que seu quarto seja muito claro à noite. É cada vez mais difícil encontrar lugares verdadeiramente escuros à medida que a luz das lojas, outdoors e postes de iluminação invadem cada vez mais o ambiente através das janelas. Infelizmente, essa poluição luminosa pode ter sérios efeitos sobre a capacidade de adormecer à noite. Um estudo apresentado na conferência da Associação Americana de Neurologia destaca este problema. Depois de analisar o sono de quase 16.000 pessoas, os pesquisadores analisaram fotos de satélite das áreas em que essas pessoas viviam e compararam com a forma como cada uma avaliou seu sono. Eles descobriram que as pessoas que viviam em cidades foram expostas durante a noite à luzes de três a seis vezes mais brilhantes do que o que as pessoas em áreas rurais.
- Bloqueie o barulho
A luz não é a único vilã quando se trata de problemas de sono. O ruído aleatório da noite pode ser tão prejudicial quanto a apneia do sono se ocorrer frequentemente durante a noite. Buzinas de carro, conversas na rua ou até mesmo um avião sobrevoando podem atrapalhar o sono durante a noite e provocar cansaço na parte da manhã. Vários estudos avaliaram o impacto que o ruído pode ter sobre o sono e a saúde. Um deles descobriu que o som de um avião pode causar problemas de sono em volumes tão baixos quanto 48 decibéis. Para referência, isso é ligeiramente mais silencioso do que uma conversa regular. Outros estudos descobriram que as pessoas que vivem em áreas com altos níveis de ruído à noite são mais propensas a ter pressão alta, doenças cardíacas e derrames.
Então o que pode ser feito ? Experimente estas estratégias:
- Iguale os ruídos com geradores de ruído branco. Colocar um ventilador ou ter uma fonte de água funcionando pode ajudar a bloquear ruídos súbitos, como um carro passando;
- Instale cortinas “blackout”. Elas não só reduzem a luz, como também ajudam a atenuar o ruído do exterior;.
- Use fones de ouvido. Eles são uma ótima solução para aqueles que vivem em áreas particularmente ruidosas. Atualmente, tampões de ouvido são vendidos em todas as formas, níveis de suavidade e graus de redução de ruído.
Se você tem problemas de sono ou luta com a insônia, melhorar o sono está ao seu alcance. Experimente os simples passos acima e veja se o seu sono melhora. Se você tentou algumas estratégias diferentes e ainda assim não obteve uma boa noite de sono, é hora de procurar o médico. Os problemas do sono podem sinalizar uma outra doença que precisa ser descoberta. Lembre-se, não faça pouco caso de seu sono. Garantir de sete a oito horas por noite é o melhor que você pode fazer para o cérebro e para o corpo.