7 maneiras naturais de combater a depressão
Se você sofre com a depressão com certeza já ouviu falar de vários meios alternativos para amenizar os sintomas, além da prática de algum exercício e talvez um pouco de meditação.
Você pode ter pensado que era bobeira, que só remédio resolve. Porém eu te digo que isso não é verdade! Você pode melhorar o quadro depressivo com outros métodos.
Confira essas sete maneiras efetivas de diminuir a depressão, para você começar a praticar agora mesmo.
- Seja flexível nos pensamentos
A chave para um controle emocional saudável é ser flexível, segundo uma nova pesquisa. Pessoas com níveis mais baixos de depressão e ansiedade tendem a variar sua estratégia de controle emocional com sucesso, dependendo se a situação pode ou não ser explicada racionalmente. Quando a situação pode ser alterada, é melhor deixar suas emoções – sejam elas quais forem – motivarem essa mudança, ao invés de tentar mudar as emoções. Quando a situação não pode ser mudada, no entanto, é melhor tentar mudar a emoção.
- 30 minutos no parque
As pessoas que passam apenas 30 minutos por semana em um parque têm a saúde mental muito melhor do que aqueles que não o fazem. Visitar parques semanalmente também está ligado à uma pressão arterial mais baixa. A pesquisadora australiana Dra. Danielle Shanahan, autora do primeiro estudo sobre o assunto, disse:
Se todos visitassem seus parques locais durante meia hora por semana, haveria 7% menos casos de depressão e 9% menos casos de pressão alta. Só o ato de olhar para as árvores já é suficiente para reduzir o nível de estresse das pessoas”.
- Cuide do seu intestino
A nutrição é um dos fatores mais negligenciados na depressão. A dieta mediterrânea, em particular, fornece as vitaminas e minerais que o corpo e o cérebro precisam. Os suplementos que contêm ômega 3 ajudam mais com a depressão crônica. Um estudo recente descobriu que os probióticos podem impedir que a simples tristeza se transforme em depressão, ajudando as pessoas a deixar de lado o passado. A razão é que provavelmente as bactérias no intestino podem desempenhar um papel importante na ansiedade e depressão. Probióticos podem trabalhar para ajudar a estabilizar as bactérias no intestino.
- Terapia musical
Uma nova pesquisa descobriu que a terapia musical pode reduzir a depressão em crianças com problemas de comportamento. A musicoterapia também aumentou a auto-estima em comparação com aquelas que receberam o tratamento habitual sem a música. As conclusões vêm do maior estudo deste tipo que envolveu 251 crianças, e onde metade recebeu terapia com música.
- Lute contra a depressão com plantas
Uma planta conhecida como Rhodiola Rósea, poderia ser uma alternativa eficaz aos antidepressivos, segundo um estudo recente. Comparada com um antidepressivo moderno, a Rhodiola Rósea tem menos efeitos colaterais e efeitos antidepressivos semelhantes. O estudo testou o extrato oral da planta contra a sertralina, um fármaco antidepressivo e depois comparou estes com um placebo. A grande diferença foi nos efeitos colaterais: 63% dos participantes do estudo relataram efeitos colaterais do antidepressivo comum contra 30% daqueles que usaram a Rhodiola. Plantas medicinais poderiam também ser aliadas no combate à depressão.
- Turbine o efeito dos antidepressivos
Se você está tomando antidepressivos, considere experimentar estes 4 suplementos naturais para aumentar a eficácia dos medicamentos e combater a depressão:
- Óleos de peixe Ômega 3,
- S-adenosilmetionina (SAMe),
- Metilfolato (forma bioativa do ácido fólico),
- Vitamina D.
Segundo o Dr Jerome Sarris, autor de um estudo sobre o assunto: “A descoberta mais forte da nossa pesquisa foi que o óleo de peixe Ômega3 – em combinação com antidepressivos – teve um efeito estatisticamente significativo sobre placebo”. Muitos estudos têm mostrado que o Ômega 3 é bom para a saúde geral do cérebro e melhora o humor, mas esta é a primeira análise que testa essa substância para ser usada em combinação com a medicação antidepressiva.
- Crie uma rede de suporte
Este pode ser o fator mais importante de todos. Ter apoio social quadruplica a chance de recuperação da depressão, segundo uma nova pesquisa. Relacionamentos de suporte emocional são uma das chaves para a recuperação bem sucedida da depressão. Além da rede de suporte, outras duas das melhores maneiras de combater a depressão no longo prazo foram: praticar exercício (como a corrida) e voltar-se para a espiritualidade.
VOCÊ PODE LER MAIS SOBRE COMO COMBATER A DEPRESSÃO CLICANDO AQUI!