4 maneiras de criar novas células cerebrais
Costumava-se acreditar que uma pessoa já nascia com todos os neurônios que teria durante a vida. Foi apenas no final dos anos 60 que o nascimento de novas células cerebrais, chamada de neurogênese, foi observado no hipocampo do cérebro de um rato. Mesmo assim, os cientistas estavam céticos quanto à neurogênese ocorrida em seres humanos. Só em 1990 a neurogênese pôde ser confirmada nos cérebros de humanos, outros primatas e várias outras espécies. Há uma série de fatores comportamentais, ambientais, farmacológicos e bioquímicos que afetam esse processo, muitos dos quais você tem o poder de influenciar.
Você está moldando seu cérebro o tempo todo durante a vida. Em cada momento, a cada fato de que você está ciente – sons, visões, pensamentos, sentimentos – e mesmo aqueles de que você não está ciente – processos mentais e físicos inconscientes – são baseadas nas atividades neurais e podem ser mapeadas diretamente em seu cérebro. O que você faz, experimenta, pensa, espera e imagina cria mudanças físicas na estrutura do cérebro e novos caminhos neurais (sinapses) são formados para armazenar e recuperar as novas informações.
A boa notícia é que pesquisas indicam que novas células cerebrais são produzidas também durante a vida adulta. A má notícia é que a maioria delas não sobrevive. Mais de metade dos novos neurônios morrem apenas algumas semanas depois de nascer. Acontece que muitos dos neurônios podem ser resgatados da morte pelo aprendizado. Estudos mostram que os novos neurônios são mantidos vivos através do esforço que a aprendizagem demanda, um processo que envolve a concentração no momento presente durante um longo período de tempo e ambientes enriquecidos.
4 maneiras de criar novas células cerebrais
- Exercício
Atividades como correr, musculação, crossfit ou yoga, é a forma mais eficaz de impulsionar o surgimentos de novas células cerebrais. O exercício está se provando consistentemente como a melhor coisa que você pode fazer para sua mente e corpo. As endorfinas produzidas durante a atividade física atuam como antídotos potentes para o cortisol, o hormônio do estresse. Verificou-se que o exercício aumenta os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF, do inglês Brain-derived neurotrophic factor) e do fator trófico derivado da linha celular glial (GDNF), fatores que induzem a neurogênese.
- Dieta
A dieta desempenha um papel importante na saúde do cérebro e na neurogênese. Enquanto, em média, o cérebro representa apenas 2% do peso do corpo, ele usa cerca de 20% da energia produzida pelo corpo. O cérebro é 60% de gordura, e as gorduras certas são absolutamente essenciais para a função cerebral saudável. Os ácidos graxos ômega 3, em particular, o ácido docosa-hexaenóico (DHA) parecem ser particularmente importantes para a produção de novas células cerebrais, e podem ser encontrados em peixes oleosos e em algumas plantas, como o cânhamo. Na linhaça também temos o Ácido Linolênico que também se converte tem DHA.
- Meditação
Há ampla evidência científica para apoiar os muitos benefícios da meditação para o cérebro. Verificou-se que ela aumenta a densidade de matéria cinzenta em várias regiões cerebrais diferentes, incluindo o hipocampo. Quando praticada à noite, a meditação também pode aumentar os níveis de melatonina, que tem uma série de efeitos benéficos para o cérebro, incluindo o estímulo à produção de células cerebrais.
- Estilo de vida
- O sono desempenha um papel fundamental na limpeza do cérebro das toxinas, e a privação do sono a longo prazo é prejudicial à função cerebral e contribui para doenças neurodegenerativas;
- A exposição à luz solar é conhecida por aumentar a produção de vitamina D, mas também aumenta os níveis de serotonina e BDNF no cérebro;
- Um ambiente rico em estímulos aumenta as taxas de sobrevivência e a integração de novos neurônios no hipocampo. Para um rato, um ambiente enriquecido pode consistir em uma roda de correr, labirintos e socialização. Para você, isso pode significar aprender uma nova habilidade, viajar, se reunir com os amigos regularmente – qualquer coisa que estimule seu cérebro e o tire da zona de conforto.