Qual é o seu propósito de vida?
Você já pensou qual é o seu propósito de vida? O que você quer deixar como legado para as futuras gerações?
Em um mundo com cada vez mais opções de escolha, por exemplo de uma profissão, as pessoas passam a refletir sobre a sua vocação. Isso acontece já que no mercado de trabalho você pode ter um emprego, onde você trabalha apenas pelo salário; uma carreira, que é quando você entende que o trabalho em que está no momento é apenas uma passagem para uma etapa seguinte e, por último, você pode fazer uma reflexão sobre a sua vocação, aquilo que vai além de um emprego ou de uma carreira.
O nosso propósito de vida, que está relacionado à vocação, deve ser entendido em quatro dimensões:
1) Aquilo que você faz é aquilo que você ama? É fundamental que você goste do seu trabalho.
2) Você já descobriu quais são os seus talentos? Não adianta gostar de uma coisa e não fazê-la bem feito, nem fazer uma coisa bem feita e não gostar do que faz.
3) Quais valores te motivam? Descobrir o que você busca na vida é muito importante para nortear suas ações.
4) Você já parou pra pensar em como o mundo exterior pode se beneficiar da sua vocação? O ideal é tentar encaixar seus talentos, valores e paixão nas necessidades do mundo atual.
Da união dessas quatro dimensões, vai emergir o que chamamos de propósito de vida. Como disse Freud, “as pessoas só precisam de duas coisas: amar e trabalhar, ou seja, se as pessoas souberem amar e souberem trabalhar, elas estarão saudáveis psiquicamente. E, de fato, grande parte dos problemas em nos consultórios dos psiquiatras e dos psicólogos, ou são problemas de amor, ou de trabalho.
Descobrir o seu propósito de vida certamente vai trazer muito mais felicidade para sua existência. E, para isso, tenho um curso que oferece uma reflexão sobre esse assunto, por onde já passaram mais de MIL executivos.
Visite o meu site fredericoporto.com.br para mais informações.