As 5 competências para a vida que podem combater a depressão
Tanto a saúde física quanto a mental foram melhores entre as pessoas com essas 5 competências para a vida.
Estabilidade emocional, otimismo, autocontrole, consciência e determinação são vitais para o sucesso das pessoas na vida. Tanto jovens quanto idosos podem se beneficiar dessas competências. Elas estão ligadas à menores taxas de depressão, maior estabilidade financeira, melhor saúde e menor isolamento social.
As conclusões provêm de um estudo realizado com mais de 8 mil pessoas, acima de 52 anos de idade. Os indivíduos com os níveis mais baixos dessas cinco competências tiveram taxas de depressão de 23%. Entre aqueles com os níveis mais altos dessas competências, a taxa caiu para apenas 3%. O professor Andrew Steptoe, que co-liderou a pesquisa, disse: “Nenhum atributo era mais importante do que outros. Em vez disso, os efeitos dependiam da acumulação dessas competências para a vida “.
“Há pesquisas sobre fatores individuais como consciência e otimismo em adultos, mas as combinações dessas competências para a vida ainda não haviam sido estudadas. Fomos surpreendidos com a gama de processos – econômicos, sociais, psicológicos, biológicos e de saúde relacionados – que parecem estar relacionados a essas competências. Nossa pesquisa sugere que promover e mantê-las na vida adulta pode ser relevante para a saúde e para o bem-estar em idades avançadas “, completou o professor Steptoe.
Adaptado de PsyBlog