Saia da Zona de Conforto
Eu me lembro, quando criança, por volta dos meus 12 anos de idade sentia uma dor na perna quando corria e me levaram ao médico que prontamente disse: “isso é dor de crescimento”.
Essa metáfora serve para que possamos perceber que todo crescimento requer um esforço, ou seja, o nosso crescimento está sempre fora da nossa zona de conforto. Zona de conforto é aquela área da vida em que nos acostumamos a ficar.
Além da zona de conforto está a zona de desconforto. Se pensarmos em dois círculos sendo que o maior (zona de desconforto) compreende o menor (zona de conforto), existe uma pequena linha, que é a zona de desenvolvimento.
Ou seja, você sai da sua zona de conforto, gera um desconforto e ali você se desenvolve. Se houver desconforto para mais, você fica cansado. Se houver para menos, você volta ao conforto. Então, a zona de desenvolvimento é um espaço tênue.
Eu sempre digo que há dois tipos de pessoas quanto a isso: as que se acomodam, e as que treinam para sair da zona de conforto, e cabe a cada um de nós escolher qual tipo queremos ser.