A fórmula da felicidade existe?
Segundo pesquisadores que se dedicam ao tema sim, há uma fórmula para ser feliz. O mais impressionante, e bom dessa história, é que boa parte da sua felicidade depende de você.
Afinal, cientificamente , a felicidade depende:
50% da genética – haveria uma predisposição para ser mais ou menos feliz. No entanto, esse fator seria difícil de modificar, não impossível.
40% das suas atividades – incluir na rotina hábitos que te deixam mais alegre é essencial. Assim, se a leitura te deixa mais feliz, dedique parte do seu dia a um livro. Se encontrar-se com pessoas que te fazem bem te faz sorrir mais, reserve um tempo para os amigos. O mesmo vale para qualquer outra atividade. Lembre-se que esse é o fator que mais depende de você, dessa forma, é fundamental dar atenção a ele, ou seja, às atividades prazerosas.
10% das circunstâncias – ter uma boa condição financeira, saúde, estar em uma boa fase profissional. Tudo isso ajuda você a ser feliz, mas é preciso lembrar que as circunstâncias são temporárias, a influência delas não dura para sempre. Veja só uma pesquisa interessante que demonstra isto:
Pessoas que ganham na loteria voltam a ter os mesmos níveis de felicidade antes de ficarem milionárias cerca de um ano depois de receberem o prêmio. O mesmo acontece com quem perde a movimentação das pernas. As duas situações extremas, opostas, evidenciam que, independente das circunstâncias, boas ou ruins, elas influenciam o nível de felicidade, mas por pouco tempo.
Prazer duradouro X momentâneo: a influência de cada um na felicidade
Ser feliz depende muito de nós mesmos, principalmente das atividades que desempenhamos, como mostramos, mais do que das circunstâncias, que passam. E o que escolhemos fazer pode promover dois tipos de prazer: os momentâneos e os duradouros. A divisão pode ser feita da seguinte forma:
Hedônicos – prazeres imediatos. São sentidos quando saboreamos uma comida gostosa, por exemplo.
Flow – acontece quando a pessoa se envolve de tal forma com a atividade desempenhada que perde a noção de tempo, a concentração é total com o que ela faz naquele momento.
O Flow é experimentado quando estamos com pessoas queridas, praticando um esporte que gostamos e outras atividades que nos agradam, até mesmo no trabalho. Perdemos a noção do tempo, a sensação é de que as horas tornaram-se mais curtas. Importante dizer que este tipo de prazer traz uma satisfação mais duradoura, tem um impacto muito maior na sensação de bem-estar, na felicidade.
A conclusão a qual podemos chegar, de forma bem simples, é que para aumentar a nossa felicidade temos de focar nas atividades que levem ao Flow, pois estas têm um peso muito maior. Dessa forma, pense na sua postura diante do que acontece com você e coloque no seu cronograma atividades que te fazem bem, pois sobre os outros fatores não há muito o que fazer, já que não dependem de você.