Como estimular hábitos saudáveis em idosos?
A expectativa de vida do brasileiro tem aumentado, mas isso não significa, necessariamente, que essas pessoas terão boa saúde. Justamente por isso, que eu sempre ressaltei o quanto é importante estimular hábitos saudáveis em idosos. Alguns comportamentos simples podem garantir uma melhor qualidade de vida por mais tempo.
O ambiente familiar é fundamental para estimular hábitos saudáveis em idosos. Não se pode tratar a terceira idade como pessoas inúteis, pelo contrário. Continuam sendo extremamente produtivas, têm muito a ensinar, a trocar, a aprender e a criar. Isso deve ser levado muito em consideração para que haja qualidade de vida e bem-estar nessa fase.
Como estimular esses hábitos saudáveis?
Ser presente na vida de idosos é algo que faz toda a diferença. Por exemplo, uma boa dica é realizar as refeições na mesa, com toda a família reunida. Esse hábito, além de estimular uma melhor alimentação, promove a socialização e integra o idoso.
Faça as refeições em horários rotineiros mesmo que a pessoa te diga que está sem apetite, porque as pessoas mais velhas podem sofrer com a perda do paladar, o que acaba prejudicando a vontade de comer e até mesmo a qualidade de vida. É uma grande maneira de estimular hábitos saudáveis em idosos.
Outro hábito muito importante é a prática de atividade física. Nesse caso, para estimular o exercício, procure uma atividade que agrade e atenda às necessidades do idoso. Você também poderá acompanhá-lo em algumas atividades, como uma caminhada no parque.
Além das atividades físicas, é importante estimular o intelecto com o objetivo de fortalecer a memória e as funções cognitivas do idoso. Jogue cartas, bingo, caça-palavras, leia livros e pesquise cursos para matriculá-lo. Isso pode fazer toda a diferença na saúde do idoso.
Hábitos saudáveis em idosos: resistência
É claro que a chegada à terceira idade não torna a pessoa dependente de ninguém, pelo contrário. Mas para os que não tiveram cuidado com a saúde e qualidade de vida quando mais novos, ainda há tempo e isso precisa ser estimulado. O que não pode acontecer é tratar a pessoa como se ela não tivesse vontade própria e conhecesse as próprias necessidades também.
Estimular hábitos saudáveis em idosos não significa tratá-los como crianças impondo algo forçado e até mesmo constrangendo com ordens severas. Quando falo em estimular é dar possibilidade a eles para se cuidarem, mostrando a importância e auxiliando no que for necessário. É preciso demonstrar carinho e zelo em todas as situações, mas convide o idoso para tomar as decisões em conjunto, sempre com a possibilidade de escolha.
O estímulo de hábitos saudáveis em idosos é importante sempre. Eu posso te ajudar a entender como os hábitos funcionam e como dominá-los para ter mais qualidade de vida e saúde para si e para todos que o cercam. Clique aqui para saber mais sobre o meu e-book!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo