Investimento em experiências eleva nível de felicidade
Um pesquisador americano, Robert Frank, resolveu pesquisar a relação entre o que se compra e felicidade. Ele descobriu que os recursos financeiros deixam as pessoas mais felizes se investidos em experiências prazerosas, como boas viagens, cursos. Quando o dinheiro é gasto em algo notável, como um carro, o efeito não é o mesmo.
Isso aconteceria porque o consumo notável mostra sua felicidade aos outros, já o investimento em experiência é feito para você mesmo. Assim, bens de consumo trazem status e não felicidade, necessariamente. As atividades prazerosas, com certeza, trazem mais felicidade.
Outro ponto da felicidade notável foi constatado em outro experimento de Frank. Em uma empresa americana, ele ofereceu a um grupo um aumento de 90 mil dólares para 100 mil ao ano desde que os colaboradores aceitassem que os outros colegas, que ganhavam menos, recebessem um aumento de mais de 100% superando os ganhos deles. Eles ganhariam 150 mil dólares anualmente, em vez de 70 mil. A maioria das pessoas que faziam parte do grupo que passaria a ganhar 100 mil não aceitou. Os parâmetros de comparação notáveis impediram que eles aceitassem.
Robert Frank fez outra oferta, ele disse que aumentaria as férias desses trabalhadores que recusaram o aumento de duas para quatro semanas e as dos colegas de uma para seis semanas. A maioria aceitou, isto aconteceu certamente porque o período de descanso é um bem não notável, ao contrário do salário.
Dessa forma, é necessário analisar o que, de fato, lhe trará felicidade quando for gastar o seu dinheiro.
Alguns itens, como um relógio bonito, podem mostrar que você está bem, já um passeio pode, realmente, te deixar bem, feliz.