Lei de Pareto: pequena porcentagem do que te traz muito retorno
Vilfredo Pareto, um economista italiano, descobriu uma lei que pode ser aplicada em qualquer aspecto das nossas vidas, seja nos relacionamentos ou no trabalho, negócios. Ele descobriu que 80% do que nos acontece advêm de 20% das causas. Pode ser um outro percentual, sempre muito desproporcional, 90%/10%, 70%/30%.
Exemplificando: 80% de lucro de uma loja é obtido com a venda de 20% dos produtos. Ou seja, não existe uma proporção linear nem para empreendedores, nem em nada da nossa vida. Nós gostamos de nos relacionar com uma porcentagem pequena das pessoas que conhecemos, há uma tarefa em nosso emprego que nos dá muito mais satisfação do que as demais.
O segredo é descobrir a Lei de Pareto em tudo para focarmos, investirmos mais energia e até dinheiro com os 20% que nos dá os 80% de retorno. Isso é importante por várias razões, uma delas é que não teremos tempo para fazermos tudo. Encontrar o que te deixa feliz ou que traz mais lucro fará com que você se dedique e invista no que for mais importante e promova resultados em sua vida.
E para conseguir melhores resultados a partir desta análise? Na minha opinião, existe uma tríade: foco, disciplina e paciência.
Depois de identificar o que te traz mais resultados é preciso se dedicar mais àquela tarefa ou setor. Gaste mais energia, estude para aprimorar a atividade e considere o restante como importante, mas secundário. Foque!
Ter disciplina para dizer não ao que distancia do seu foco é fundamental. Hoje temos milhares de opções. Assim, dizer NÃO ao que é desnecessário, pelo menos para o seu objetivo, faz diferença e não altera o seu foco.
Paciência diz respeito ao tempo. Como podemos ver ao longo da vida, alguns sonhos levam tempo para serem realizados. Além disso, ideias precisam amadurecer com experiências, conhecimentos que adquirimos com o passar dos dias, meses ou anos. É como uma gestação, uma criança precisa de nove meses para nascer saudável, caso contrário, precisará de ajuda para chegar a um ponto ideal. Assim são nossos objetivos, precisamos de passar por várias etapas para conquistá-los e isso leva tempo.