Níveis de aprendizagem
O volume de informação está cada vez maior no mundo de hoje.
Exemplificando: se considerarmos o volume de informação que havia no ano 1, ou seja, quando Jesus Cristo nasceu, este volume dobraria 1500 anos depois. A quantidade de informações de 1500 só dobrou novamente 250 anos depois. Atualmente, a estimativa é que dobre a cada 12 meses.
Evidente que informação não é conhecimento, aliás somos uma sociedade repleta de informação, sedenta por conhecimento e desesperada por sabedoria.
Assim, é comum a sensação de que nunca sabemos o suficiente e que estamos sempre ficando para trás.
Portanto neste mundo repleto de informação, a capacidade de aprender mais rápido se torna cada vez mais essencial. O processo de aprendizagem por sua vez passa por quatro níveis, são eles:
1- Inconscientemente incompetente: você não sabe que não sabe. Por exemplo, vamos supor que você nunca tenha visto um carro, não sabe que não sabe dirigir.
2- Conscientemente incompetente: aqui você sabe que não sabe, ou seja, a partir do momento que viu um carro você tem consciência de que não sabe dirigir.
3-Conscientemente competente: sabe o quanto sabe. Você entrou para a autoescola e começa a ter noção do que é dirigir. Sabe que não sabe é bom em baliza, por exemplo.
4- Inconscientemente competente: você continua a praticar direção e um belo dia conseguiu evitar um acidente desviando de um pedestre, porém não tem noção de como fez isso, o processo já está internalizado, você não sabe o quanto sabe.
E como chegar ao quarto nível? O processo de aprendizagem pressupõe experiências e erros, os quais são fundamentais para sua aprendizagem. Como não teremos tempo de cometer todos os equívocos possíveis, e nem é aconselhável, oriento ter em mente que podemos aprender com os erros dos outros também. É claro que nem todos são evitáveis, mas conhecer alguns erros, através de conversas com quem já tem experiência no assunto e até por meio de livros é muito proveitoso.