A melhor dica para quem quer começar novos hábitos alimentares!
Ter novos hábitos alimentares é sempre um desafio, principalmente porque o seu cérebro já se acostumou com antigos comportamentos, como comer muito em em horas erradas, exagerar no refrigerante e frituras, etc.
Geralmente, essa mudança é por querer melhor qualidade de vida e para ficar amiga(o) da balança. É importante ter em mente que qualquer um pode começar esse processo, mas que demanda força de vontade e dedicação para transformar um mau hábito em bom.
Eu percebo, com toda a minha experiência, que a maioria das pessoas não têm consciência na hora de comer e não sabem o que ou quanto comer. Para mudar isso e criar novos hábitos alimentares, é importante estar ciente do que está errado e quais são as mudanças necessárias.
Muitas vezes, esses erros são aprendidos lá na infância. Se você perguntasse o que era gostoso a si mesmo com 10 anos, com certeza a resposta seria doces e gorduras, né?
Novos hábitos alimentares
Esse mau hábito de comer errado faz com que você esqueça, ou pior, que nem aceite experimentar outros alimentos mais saudáveis. Eu sempre digo que o cérebro é muito adaptável às mudanças, então você precisa realmente querer e agir.
Para criar novos hábitos alimentares é necessário acostumar o cérebro a desenvolver o gosto pelos alimentos saudáveis até que vire rotina e não pareça uma tortura comer um prato de salada e legumes, por exemplo.
Uma dica muito simples e que será ótima para começar é a regra do abra menos e descasque mais. Parece estranha, né? Mas pense comigo, você abre menos pacotes de bolachas, salgadinhos, barras de cereal, refrigerante e sucos industrializados e descasca mais frutas e legumes.
Dê preferência à frutas secas e oleaginosas e carregue na bolsa, assim, sempre que bater aquela fominha, você terá um lanchinho para não cair em tentação.
Ao longo do dia, troque o arroz branco pelo integral; o cereal açucarado por aveia/ quinoa; os sucos artificiais e refrigerantes por chás de ervas e sucos naturais. São dicas simples que você pode fazer durante toda a sua vida e não criar apenas uma fase de dieta. O seu cérebro vai se acostumar e tudo isso vai virar um novo hábito!
Se você ainda não desenvolveu o hábito de uma alimentação saudável, a hora é agora. Lembre-se que você é capaz de dominar os seus hábitos e ter mais bem-estar e qualidade de vida em todos os sentidos, além de ser muito mais produtivo no trabalho e nos outros afazeres diários.
Quer saber quais são as outras ações que você pode adotar e ainda ter acesso completo ao material que te ajudará a colocar qualquer hábito novo em prática facilmente? Clique aqui.
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo