Animais de estimação nos ajudam a viver melhor
Poucos elos são mais fortes do que aqueles entre pessoas e seus animais de estimação.
Enquanto muitos dizem que os animais podem servir como um vetor de patógenos potencialmente perigosos, pesquisas recentes apontam para efeitos protetores sobre doenças em crianças que crescem em torno de animais ou, ainda, em ter a companhia de animais na vida adulta.
Além dos óbvios benefícios dos cães de serviço e animais de terapia, aqui estão alguns exemplos de como os animais podem beneficiar nossa saúde:
Melhoram nossa saúde cardíaca
Um estudo da American Heart Association descobriu que ter um animal de estimação estava associado com riscos 31% menor de morte cardiovascular e 46% menor de morte por acidente vascular cerebral, em comparação com não ter um animal de estimação.
Em outro estudo que envolveu 369 participantes que já haviam sofrido ataque cardíaco com arritmias ventriculares assintomáticas, 1% dos donos de cães morreu em um período de um ano em comparação com 7% dos não-proprietários. E em 240 casais, os proprietários de animais de estimação apresentaram menor freqüência cardíaca e pressão arterial durante períodos de repouso e menores aumentos desses fatores durante o estresse físico ou mental, em comparação com aqueles que não possuem animais de estimação. Observou-se ainda que a menor reatividade e a recuperação mais rápida, ocorrem durante condições em que o animal de estimação estava presente.
Podem prevenir alergias
Os altos padrões de higiene dos países ocidentais estão associados à diminuição da exposição a microorganismos. Um sistema imunológico saudável se desenvolve durante a exposição ambiental na infância em resposta a uma variedade de desafios. Enquanto algumas pessoas têm alergias que impedem a adoção de um cachorro ou gato, a presença de animais de estimação na casa durante a infância pode realmente ajudar a prevenir alergias.
De acordo com uma pesquisa recente, a tolerância imune de muitos moradores das cidades modernas é insuficientemente desenvolvida, predispondo a pele e as mucosas à inflamação alérgica. Não há necessidade de evitar animais na infância, e o contato com animais na primeira infância protege do desenvolvimento de alergias.
Ajudam no emagrecimento
Passear com seu animal de estimação é bom para ele e para você, de acordo com levantamento do Instituto Wellness, no Hospital Northwest Memorial. As caminhadas com os pets são boas para manter e perder peso, e, segundo outro estudo do Instituto Nacional de Saúde (NHI), dos Estados Unidos, os responsáveis pela saída diária são menos propensos à obesidade, se comparados com quem não possui animal de estimação.
Ajudam a reduzir o estresse
Um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que os bichos de estimação são ótimas companhias para combater o estresse. O experimento testava os níveis de tensão de pessoas em quatro situações: sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal. Eles descobriram, então, que a ocasião de maior tranquilidade foi aquela apenas com o pet.
Adaptado de The Life Extension Blog