Aprenda a dizer ‘NÃO’
Dizer ‘não’ é difícil. As pessoas querem ser queridas, agradáveis e sociáveis. Às vezes, surge o medo de como as pessoas podem reagir quando recusamos alguma coisa.
“Pessoas para as quais dissemos ‘não’ podem sentir tristeza, decepção e até raiva”, explica Robin Stern, um psicanalista e diretor do Yale Center for Emotional Intelligence. “Para muitas pessoas, o pensamento de fazer alguém se sentir dessa maneira, e ter que lidar com esses sentimentos, é muito desconfortável”.
Como um ‘sim’ infinito pode prejudicar sua saúde
Nossa sociedade glorifica uma agenda ocupada. Muitas pessoas respondem sim a tudo, acreditando que um excesso de obrigações traz mais felicidade. No entanto, nada está mais longe da verdade. “As pessoas geralmente se sentem atormentadas e ocupadas porque estão passando seu tempo de maneiras que não se alinham com seus desejos. Eles estão fazendo coisas que sentem que deveriam fazer, mas não coisas que querem fazer “, diz Christine Carter, PhD e socióloga do Greater Good Science Center da Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Se você está vivendo sua vida preocupado em agradar outras pessoas – por exemplo, você é não consegue dizer ‘não’ quando alguém convida você para um evento – você vai acabar se sentindo ressentido”, ela diz. O ressentimento é apenas um dos custos ocultos de uma vida governada pelo ‘sim’. Recusar-se a estabelecer limites também nos prejudica fisicamente. Quando estamos sobrecarregados, Carter diz, nosso corpo pode perceber a situação como um ataque.
O sistema nervoso simpático responde liberando cortisol, adrenalina e norepinefrina, hormônios e neurotransmissores do estresse, para ajudar o corpo a se salvar de uma possível ameaça. A freqüência cardíaca e pressão arterial disparam. Passar muito tempo neste estado leva ao estresse crônico. Problemas de saúde relacionados a esse estado, incluem insônia, maior risco de acidente vascular cerebral e um sistema imunológico mais fraco.
Como dizer ‘não’: um plano de 3 passos
- Seja claro
Dizer que não é mais fácil quando você é claro sobre seus motivos. Ter uma rotina estável que determina em grande parte a forma como usa seu tempo, energia e outros recursos também pode ajudá-lo.
Da mesma forma, se você achar difícil dizer ‘não’ quando as pessoas lhe pedem dinheiro ou outra assistência, você pode criar um orçamento mensal para seus recursos (isso pode incluir dinheiro, tempo ou serviços). Estabelecer esse limite irá protegê-lo do impulso de continuar a dizer ‘sim’.
Finalmente, se você não quer fazer ou dar alguma coisa, não invente uma desculpa; isso só levará a novos embaraços. Mentir também envia à mente e ao corpo a mensagem de que há algo de errado em dizer não, quando na realidade não existe nenhum problema .
- Ensaie sua resposta
Isso ajuda a diminuir o inevitável desconforto de recusar um pedido. Ninguém quer decepcionar o outro; é desconfortável. É preciso vulnerabilidade e coragem para sentir desconforto. Mas é importante, já que viver uma vida feliz envolve algum desconforto. Algo simples, como “não posso fazer isso neste dia”, é quase sempre suficiente.
Aqui estão algumas outras opções amigáveis, mas firmes:
- “Eu adoraria, mas não posso.”
- “Obrigado por perguntar, mas não.”
- “Posso ver que isso é importante para você, mas não sou capaz.”
- “Eu não quero decepcioná-lo, mas devo dizer que não.”
- Encontre o ‘sim’
Concentre-se nas recompensas de dizer um ‘não’ específico. O retorno é muitas vezes imediato. Por exemplo, dizer que você não foi ao clube de livros na quarta-feira, porque você já estava fora duas vezes naquela semana, ou talvez não gostou do livro quando leu. O que você obteve com isso? Talvez tenha conseguido mais algumas horas para ler um livro que você realmente gostou, ou mais tempo para estar com sua esposa e filhos. Isso é ótimo! Concentre-se nisso.
Adaptado de Experience Life